sábado, 15 de dezembro de 2012

Polícia rodoviária, Parati 86 e preconceitos....

                      O "objeto de ódio"  da Polícia Rodoviária do Paraná

Polícia rodoviária, Parati 86 e preconceitos....

Por Carlos Maia

Descia mais uma vez para praia (a trabalho) , litoral paranaense, Matinhos.Belo dia de sol.A cabeça a mil, saindo do agito da capital.Depois de uma viajem tranquila, mais de 100 km, eis que avisto, lá na frente, o posto da polícia Rodoviária , penso comigo; "Putz, vão me parar de novo, outra vez, tal qual fizeram na última viaje minha a praia..
.na subida e na descida!" .

     Não deu outra, o polícial, que mais parecia um robocop tupiniquim, me acenou com a mão para parar " Documentos na mão ,meu amigo" esbravejou ele....lhe passei todos que os recolheu e foi até sua guarita para comprovar a validade dos papéis.Nesses breves 15 minutos que tive de pacientemente aguardar sua volta fiquei me indagando: " Que polícia essa do Paraná?É a terceira vez que me param...sempre o meu carro....uma Parati 86...só pode ser perseguição, discriminação,preconceito social, sou branco, mas sou pobre!!!!É isso, só pode ser isso!Não pode ser coincidência!Quantos carrões passaram por mim nesses 15 minutos?"
     Eis que o guarda retorna me entrega minha papelada e me deseja um bom dia: "vai de boa, amigão" , recomenda ele...Pego meus documentos, e aproveito já que estou parado para trocar um cd e tomar o restante de minha coca, quando dou uma olhadinha pelo meu retrovisor e vejo o mesmo guarda que havia me parado, acenando para mais um carro, mas desta vez, um carrão, se não me engano uma caminhoneta, daquelas importadas, enquanto bebo meu refri , logo penso: "carlos Maia, que bobo é você, tudo prá ti virou motivo de preconceito , discriminação , racismo etc....estamos no Brasil, no Paraná, perto de Curitiba, isso que você AFIRMA  que é preconceito e perseguição não existe, são coisas de sua cabeça!"...
     Acelero meu carro, dou mais uma e última olhadela pelo retrovisor, e vejo os ocupantes do carrão descerem, um a um, pai, mãe e duas crianças...todos negros.












Nenhum comentário:

Postar um comentário