domingo, 3 de junho de 2012

Mesmo sendo de esquerda, posso ser um(a) racista?




   
Mesmo sendo de esquerda, posso ser um(a) racista?

                                   Por   * Carlos Maia              Escrito em: 2 de junho de 2012
"

- Responsabilidade de quê? 
- A responsabilidade de ter olhos quando os outros perderam"

José Saramago




                     Algo que para muitos pode soar como contraditório,  um absurdo  ou uma blasfêmia , mas na  verdade também existe em comportamentos  de  pessoas que caminham no campo da  esquerda.Afinal, todos acreditam  que o fato de estarem filiados nesta ou naquela legenda  esquerdista, seguirem ideários marxistas, já os fariam automaticamente,  cidadãos imunes a qualquer situação que os colocassem   como preconceituosos , discriminadores ou RACISTAS. 
                                                        
                                  
                  É claro que no mundo  da  direita isso já é de praxe. Meio que faz parte de sua  genética, e quem se aproxima (tirando os incautos, ignorantes, etc.) de suas idéías , vai votar ou  se filiar nesta ou naquela organização direitista  sabe bem onde está se metendo.O  indivíduo que trafega no campo de idéias  dos reacionários "tá ligado na parada", ele não é bobo  .Ele só procura  partidos desta natureza, e defenderá  seus ideais,justamente  porque alí encontrará eco pra seus  pensamentos fascistóides. É obvio que no campo da direita também   existem  graduações para o nível de racismo ,  discriminação ou ódio aos movimentos sociais ou  aos seus representantes, pois à   medida  que avança sua raiva a essas minorias, ao povo nordestino, negro ,  pobre ou aos direitos  humanos  saem da direita e vão  para a extrema direita.

                    No Brasil, temos alguns partidos de direita, ainda que insistam em dizer  que não sejam,  PSDB e DEMo sãos os principais..Evidente que existem outros, que se diluem em pequenas e médias siglas  partidárias tais como  PTB, PP, e demais.Já  extrema direita no Brasil, atualmente não se manifesta em partidos políticos, até por que  racismo é crime, e não poderiam sequer registrar tal partido e ter reconhecimento no TSE. No no passado tivemos   alguns partidos  ou movimentos organizados de extrema-  direita no Brasil, os "integralistas " eram um desses movimentos que atuaram nas décadas de 40-  50. Recentemente um partido de extrema direita tentou, com um certo sucesso se criar em São  Paulo, lugar onde se concentram grandes comunidades de racistas,  e o PRONA, foi um de seus representantes com  o Dr. Enéas, um alucinado raivoso, típico fascistóide.

                    Mas, voltemos à esquerda.Pois bem, como dizíamos , ser de esquerda  (progressista, social-democrata, socialista ou comunista), votar em candidatos oriundos dos  movimentos sociais, das camadas pobres da população, de movimentos da sociedade  civil  organizada claro que nos  faz diferente de um indivíduo  reacionário  , direitista.Porém, como dizia   Karl Marx, o "O homem é fruto do meio".  As  idéias  que permeiam nossa sociedade, a sociedade  capitalista, não nascem do povão, não aparece no meio da classe trabalhadora, no seio do povo  pobre, negro ou  das periferias das cidades, ao contrário, nasce da burguesia.Portanto, nossos pensamentos e idéias, ainda que não queiramos isso, vai sempre conter elementos , numa quantidade maior ou menos de  valores burgueses ou pequeno-burgueses.O desafio , dos esquerdistas é justamente travar o debate de idéias, trazê-las à  tona, interferir  com idéias  emancipadoras e libertárias,   diferentes do  senso comum , das que são espalhados pela burguesia.
Leia também:

Leandro Fortes e o desprezo implacável por Netinho de Paula (PCdoB)


                    Agora, o que importa de fato, é a prática, pois de nada adianta idéias revolucionárias e uma prática amorfa ,sem sentido. 

                    Num país como o Brasil, onde a maioria da população é de origem  afrodescedente, com uma população de milhões e milhões de brasileiros de cor negra, quantos  políticos  negros vemos no comando da  política, de esquerda?Não esperamos ver isso claro na  direita, "isso não ecxiste", como dizia o padre Quevedo.Mas,e nos partidos ditos  esquerdistas,  socialistas ou comunistas?


             Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

                    Costumamos cobrar  e exigir representantes dos negros como padres,  gerentes de bancos, professores, engenheiros, procuradores da justiça,médicos  e demais  profissões, devemos continuar batendo   nesta tecla,e graças aos avanços dos movimentos  sociais, dos militantes esquerdistas organizados em partidos políticos de esquerda  com suas  pautas atendidas aqui e ali por governos democráticos, sejam através de cotas raciais , ou não, o povo negro tem conquistado   direitos e garantias que por muito tempo lhes foram negados..Mas e nas organizações de esquerda?

                   Costumamos ver líderes sindicais negros?Presidentes de DCEs  negros?Políticos de esquerda negros?Presidentes de partidos políticos de cor negra?Quantos  candidatos na Bahia, a prefeito, vereador serão negros pelos partidos de esquerda?E  no Rio de  Janeiro, quais os candidatos a disposição do povão discriminado serão de cor negra....pelos  partidos de esquerda?

                  No passado tivemos alguns negros que a esquerda através do PT tentou  colocar no comando da política, mas, os racistas atavés da imprensa golpista  e dos racistas de plantão não "deram  moleza". Benedita  da Silva do Rio de Janeiro foi uma delas, a direita raivosa bateu, bateu e bateu, até  neutralizá-la e defenestrá-la da política.

                   Diferente do racista de direita, que filosoficamente defende suas ideias quase que  abertamente, tentando levar o debate racial sempre para o campo genético, fugindo sempre da  questão social, material, o " racista de esquerda " , não o é por razões ideológicas.Ele não é um "racista"  típico de direita.Ele não é um defensor de raça ariana ou  dos brancos no poder . Ele não pensa que o negro é um ser inferior por que geneticamente assim a natureza o fez (tal qual pensa o racista de extrema-direita).O cidadão de esquerda, quando começa a fazer  opção pelas lutas dos pobres, dos direitos humanos e demais movimentos humanistas escolhe esse  caminho por ser um cidadão digno e honrado, e  é louvável isso. Aliás,  a humanidade só tem  salvação graças´a essas pessoas que ainda teimam em acreditar num   mundo melhor e justo.O  problema, é a burguesia.Como sempre, a burguesia, o pensamento burguês.

                   Como iniciamos no bloco acima, as idéias que prevalecem numa sociedade são as ideias da classe dominante.Os ricos estão no poder.A burguesia está no poder . E ela é branca...e quer continuar assim, por isso é conservadora. .Comanda a  economia,  riqueza material e por sua vez a intelectual.Os meios de comunicação estão  em suas  mãos.Utiliza-os ao seu bel prazer, pregando ódio aqui e ali. Disseminando preconceitos,  confundindo as pessoas, e até pessoas ligadas às lutas de esquerda. .Estar filiado num partido de esquerda não  serve como vacina que nos imuniza dos ataques cotidianos da ideologia racista,  raivosa  e preconceituosos da direita burguesa.

                   O racista da direita o é por convicção.O da esquerda, quando existe, é  por ignorância.Um é planejado, o outro é aceito sem pensar.Um é racista eternamente, já faz  parte de seu ser, do seu sangue, do seu cérebro, ele é convicto:Despreza o negro e pronto e  acabou-se.O racista da direita, procura dissimular seu ódio  racial, pois sabe que  racismo no Brasil é crime.Só por isso.Não o fosse , colocaria placas em seus  estabelecimentos comerciais, educacionais, igrejas , piscinas etc, proibindo a entrada de  negros no seu território, de sua propriedade.

                               A  convergência 

                    Mas, e  então, onde os racistas  de direit a  e os  de esquerda  se encontrariam ? O racista , de direita ou de esquerda, quando ataca um negro ou  uma de suas  organizações que o cidadão afrodescendente dirige, o faz não pelo viés de sua cor, ele cria, inventa  vários subterfúgios para defenestrar o cidadão de cor negra que ousou tomar o comando  daquilo que para ele está reservado somento para os brancos.Através de "preocupações legítimas"  parte prá cima dos negros raivosamente, com um "tijolo em cada mão".

                Já o  "racismo" de um esquerdista , diferente do direitista, jamais o levaria a  espancar fisicamente um negro somente por ser negro.Desprezá-lo cara a cara, ofendê-lo "olho no olho ". Não,  dificilmente isso aconteceria.

                O comportamento preconceituoso, discriminatório, e às vezes até racista de um cidadão de esquerda, quando acontece,  se manifesta quando não aceita negros no  comando , nas rédeas do poder, seja político ou religioso.Quando ataca as suas  organizações ,sua cultura ,seu modo de se comunicar,  suas preferências musicais, manifestações religiosas ou opções políticas .Muitas das vezes, em sua maioria os ataques se dão pelo fato de os negros  não seguirem sua "visão" política-ideológica,  por comandarem ou  estarem a frente , na direção de movimentos religiosos evangélicos ou outros, por suas músicas não trazerem contribuições "revolucionárias"  (onde logo são  taxadas por eles como  medíocres -^rap,funk, pagode- de imprestáveis, de lixo cultural . E  o fazem, os "racistas " de esquerda   sem pensar na hipótese de estarem contaminados pela ideologia dominante,  a ideologia  hegemônica de grupos racistas que não aceitam  em nenhuma hipótese  a pulverização  de seu poder  político ou cultural justamente para quem eles mais desprezam que são os negros.

             Portanto, se  queremos construir um país e mundo, livres da praga do racismo, temos nós da esquerda, de  nos  policiarmos , sermos  vigilantes, sempre nos  questionarmos  se não estamos sendo injustos  ,arrogantes ou prepotentes  e  sem perceber, estarmos caminhando juntos com o inimigo racista, caindo nos seus tentáculos e  reproduzindo seus discursos hegemonistas de  cunho conservador ,  reacionário. ,fascista e racista.
            É  uma batalha, às vezes contra nós mesmos, mas para quem realmente  é de esquerda   , que está acostumado  a  lutar  por um mundo melhor e  mais humano , sempre valerá a pena.

  *Calos Maia :  Publicitário, comunista de nascença....e nas horas vagas, blogueiro.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O racista da direita o é por convicção.O da esquerda, quando existe, é por ignorância.Um é planejado, o outro é aceito sem pensar.Um é racista eternamente, já faz parte de seu ser, do seu sangue, do seu cérebro, ele é convicto:Despreza o negro e pronto e acabou-se.O racista da direita, procura dissimular seu ódio racial, pois sabe que racismo no Brasil é crime.Só por isso.Não o fosse , colocaria placas em seus estabelecimentos comerciais, educacionais, igrejas , piscinas etc, proibindo a entrada de negros no seu território, de sua propriedade.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a única forma de não sermos racistas ou preconceituosos por ignorância é a leitura constante e efetiva dos clássicos do Marxismo-Leninismo. Sem teoria o comunista, ainda que sendo um sujeito voltado para a luta por um mundo mais justo e igualitário, não terá sustentação ou base ideológica para viver concretamente os prncípios comunistas. A leitura e estudo da teoria Marxista-Leninista é a forma de nos mantermos vigilantes e imunes às idéias e preconceitos burgueses e pequeno-burgueses. A prática sem a teoria é cega e muitas vêzes pode nos levar a reações e condutas inconcebíveis a um verdadeiro comunista.

    ResponderExcluir