sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gazeta do Povo e o jogo sórdido da imprensa paranaense





Gazeta do Povo e o Jogo Sórdido da Imprensa  Paranaense


                Por:      * Carlos Maia


               No Paraná, temos um jornal  ( Gazeta do Povo) que não se comporta  diferente das ações dos grandes jornalões que comandam o cenário da imprensa brasileira, de diferente mesmo, somente algumas artimanhas e malandragens para se manter , supostamente como um jornal "integro, isento e democrático..
          Seu conteúdo , tirando as notícias corriqueira e fúteis, é o mesmo que o  de qualquer jornalaleco pertencentes às  FAMÍGLIAS  que comandam os jornais Folha de São Paulo, o Estadão, Zero Hora ou o Globo.A diferença está na forma que os ataques à democracia e ao povo paranaense  se dão. Se por uma lado,  divergem na forma, o conteúdo  é sempre o mesmo: Golpista!        
             O jornal, que pertence a uma só famíglia, controla também uma rádio (CBN) e uma emissora de TV (RPC) afiliadas à Rede Globo.
            Sempre tentando encobrir suas táticas, nunca revelando suas intenções, agindo de forma dissimulada e matreira, a Gazeta do Povo mascara   seus objetivos mas deixa sempre o "rabo" aparecendo.                                                                          Durante um período de mais ou menos 6 meses o jornal dá uma de "justiceiro", de defensor da verdade e da democracia.
             Como no Paraná, e mais precisamente em Curitiba, onde a direita  comanda a capital paranaense por 24 anos ininterruptos, existe sempre  um farto  material de desvios de condutas  de políticos (quase todos destes grupos reacionários que compõem o espectro de direita)  e de empresários que se se abraçam com esses representantes  do executivo ou do parlamento, nunca é difícil encontrar algum caso ou alguém que sirvam-lhes de "bode expiatório " para seus intentos.

               Com eleições que acontecem a cada 2 anos,o jornal concentra seus ataques  à esquerda, suas lideranças políticas, movimentos sociais  logo após as eleições .Esta fase,   começa logo  no mês de  janeiro , após  o último período eleitoral  Iniciam suas matérias jornalísticas que menosprezam o debate político, pregam o ódio à participação política da população e às suas organizações de cunho popular. Esse período dura mais ou menos 1 ano.,espaço onde tudo que seja ligado à luta  de esquerda, em Curitiba, no Paraná  e no Brasil é duramente ridicularizado, desprezado e combatido pelo jornal  Gazeta do Povo.


                                         Polícia Política

            Eis que se inicia a fase seguinte.Já quase no final do ano, dão sequência ao  seu jogo sórdido e rasteiro,  sua outra linha aparece: a de polícia política.
          Esse período, que dura algo em torno de 6 meses, reservam para ganharem "moral", buscarem apoio de  seguimentos democráticos, dos desavisados, de pessoas ingênuas,  é o momento onde  organizam campanhas pela moral e bons costumes, período de "caças às bruxas', dos corruptos que eles mesmos ajudaram a eleger e reeleger,.é o momento de colocarem na berlinda  algum corrupto, de expô-lo à exaustão, abrir suas vísceras e bradar  aos 4 ventos  que não aceitam a corrupção e os desmandos políticos..
         O jornal Gazeta do Povo, precisa de credibilidade a fim de de poder influenciar opiniões numa próxima eleição, Seus donos,  redatores, jornalistas e afins não são idiotas.Por isso, essa suposta "indignação" visa se colocar como  guardiões da ética e moral.
             Tudo isso se dá por que sabem que no Paraná,  bem ou mal existe uma divisão de idéias, bem demarcadas, de um lado os conservadores, reacionários, políticos da tradicional  direita hipócrita e corrupta, noutro lado, a esquerda, políticos progressistas representantes de segmentos dos movimenntos sociais ,intelectuais, estudantes, etc..A esquerda tem força no Paraná, Isso tem se materializado nas eleições e reeleições de grupos políticos  do campo democrático-popular,principalmente em Curitiba, onde nas últimas 4 eleições o PT, PCdoB, e demais forças políticas  chegaram próximas de ganharem as eleições a prefeitura da capital paranaense.Logo, é necessário disputar essas "cabeças pensantes" que estão distantes dos partidos  e das organizações populares..

leia também:

 * O clima de horror nas redações


            E acabam conseguindo seus intentos.Não é difícil encontrar pessoas do campo de esquerda iludidas com essa tramóia .Aqui e ali encontramos alguém que diz: "Você viu na Gazeta?", e quando indagamos que ela (Gazeta do povo) é mais uma porta voz do que de mais reacionário existe na imprensa paranaense, que faz parte do famigerado grupo Globo, eis que ouço: "Nada, eles agora mudaram, estão mais soft, light e "denunciando" as práticas ilícitas dos políticos paranaenses".
            E a coisa prossegue  :Nos 6 meses seguintes,  meses que antecedem as eleições,com a moral renovada, iniciam suas investidas contra a esquerda novamente.E assim, constróem sua "ciranda hipócrita-midiática " , onde muitos formadores de opinião caem nesse jogo sórdido e matreiro .


                             Nascidos  de suas entranhas

             Portanto, o jogo é esse: Durante 6 meses que antecedem as eleições: pau na esquerda.Logo depois das eleições, continua o pau, na sequência, dão uma de paladinos da justiça, período que dura alguns meses, onde " se limpam, se purificam" dando uma de defensores da verdade, pedindo cabeças (não todas , claro) de políticos comprovadamente  corruptos que nasceram de suas entranhas .Depois desta etapa, já  revigorados, se preparam para intercederem novamente para os políticos da direita ( PSDB-DEMo et caterva) e assim, seguem o seu sórdido e perverso círculo vicioso projetando e tentando eleger  políticos vigaristas, reacionários que depois dizem , hipócrita e demagogicamente ,combatê-los.

*Calos Maia -  Publicitário.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Portanto, o jogo é esse: Durante 6 meses que antecedem as eleições: pau na esquerda.Logo depois das eleições, continua o pau, na sequência, dão uma de paladinos da justiça, período que dura alguns meses, onde " se limpam, se purificam" dando uma de defensores da verdade, pedindo cabeças (não todas , claro) de políticos comprovadamente corruptos que nasceram de suas entranhas .Depois desta etapa, já revigorados, se preparam para intercederem novamente para os políticos da direita ( PSDB-DEMo et caterva) e assim, seguem o seu sórdido e perverso círculo vicioso projetando e tentando eleger políticos vigaristas, reacionários que depois dizem , hipócrita e demagogicamente ,combatê-los.

    ResponderExcluir