quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deputados derrotam PSDB e arquivam processo contra Protógenes

Deputados derrotam PSDB e arquivam processo contra Protógenes


Por 18 votos a um, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar o processo do PSDB contra o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), na reunião realizada na tarde desta quarta-feira (11) em Brasília. Para o deputado, o resultado da votação “retratou o que a população brasileira estava a exigir, a aguardar, porque o povo, não só de São Paulo, como de outros estados acompanhavam o processo” que, na opinião do deputado, mudou o papel dele de investigador em investigado.



Agência Câmara
Deputados derrotam PSDB e arquivam processo contra Protógenes Protógenes anunciou que vai voltar a CPMI do Cachoeira, onde é membro titular.
Ele criticou o fato dos tucanos usarem uma disputa política dentro da Câmara “venha se transformar em instrumento de punição que paralisa mandato do parlamentar como aconteceu comigo”, avaliou, destacando que foi obrigado a abandonar a CPMI do cachoeira, onde é membro titular, para se defender. “A minha ação ficou paralisada, me obrigando a me defender do inexistente, de acusações sem provas”, declarou. E anunciou que sentindo-se fortalecido, volta a ocupar a posição na CPMI, pronto para ajudar nas investigações contra o esquema do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

 
A líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), que acompanhou toda a reunião, saiu satisfeita com o resultado porque, segundo ela, “é o resultado justo”. Ela lembrou que foi o deputado Protógenes Queiroz quem primeiro apresentou proposta de criação de uma CPI para investigar o contraventor Carlinhos Cachoeira, portanto era inadmissível que ele tivesse feito isso estando envolvido no esquema, como acusou os tucanos ao apresentar denúncia contra ele no Conselho de Ética.
 
O deputado Protógenes disse ainda que o arquivamento do processo contra ele é uma lição que fica de que um processo de perseguição na Câmara dos Deputados, a própria Câmara soube rechaçar, destacando que nem os deputados do próprio PSDB ficaram com o Partido, votando pelo arquivamento da denúncia. Somente o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) votou contra o arquivamento.

Após dois adiamentos, o Conselho de Ética votou contra o relatório do deputado Amauri Teixeira (PT-BA) que pedia abertura de processo contra Protógenes, acusado pelo PSDB de envolvimento do esquema do Carlinhos Cachoeira.

Pelo mesmo placar de 18 votos a um, os deputados votaram contra o relatório de Amauri e, em seguida, votaram a favor do relatório do deputado Sibá Machado (PT-AC) que propunha o arquivamento do processo.

De Brasília
Márcia Xavier
 
 
Postado por Carlos Maia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário