segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lembranças históricas de Maria Prestes -(a mulher de Luis Carlos Prestes)


No 3 a 1, uma entrevista rica de histórias e recordações de uma mulher: Maria Prestes, viúva do líder comunista Luis Carlos Prestes, com quem viveu por 40 anos. Prisão, fuga, clandestinidade mas também o afeto, e uma família de muitos filhos, fazem da vida de Maria, um belo roteiro de cinema. Entretanto, é tudo muito real.

Maria Prestes faz questão de dizer que é comunista e militante desde muito jovem. Filha de comunista, relembra a vida no campo, a participação da mulher na luta política do Nordeste e ainda revela uma previsão de uma macumbeira baiana, ainda na adolescência. Ela falou que Maria iria viajar muito, teria um família numerosa e seria feliz, embora não fosse enriquecer nunca. E no dia de Santa Bárbara, teve o primeiro encontro, em São Paulo, com o líder comunista Luis Carlos Prestes.

Maria Prestes confessa que se frustou com a figura que viu: esperava um Hércules e encontrou um homem baixinho e magro. Os dois se deram muito bem desde o primeiro encontro. Foram 40 anos de convivência, nove filhos, 25 netos e nove bisnetos. Na conversa, ela fala de Prestes como um homem amável, que cozinhava, plantava hortas e jardins em todas as casas por onde passavam. Um pai que brincava com as crianças, mas era conhecido por elas como "o tio". O desconhecimento dos filhos sobre a paternidade era uma norma de segurança do companheiro.

Na entrevista, Maria Prestes conta detalhes sobre a vida na clandestinidade. Recorda ainda a frustração com o golpe de 64 -- a casa da familia, em São Paulo, invadida e saqueada; e a queima de todos os livros da família. Ao falar da morte de vários companheiros comunistas, ela aproveita para fazer uma queixa: o Estado Brasileiro nunca devolveu nada à família Prestes.
A viúva de Prestes revela também detalhes da mudança para a Rússia -- um período feliz recorda ela, quando então quase toda a família pode viver sob o mesmo teto. Ela relembra Olga Benário, primeira companheira de Prestes, que qualifica como uma mulher de muita coragem e valentia. Ainda na entrevista, Maria Prestes manifesta sua opinião sobre o Brasil de hoje, confessando-se decepcionada com a vida política e partidária do país. Lamenta "as falcatruas e gente querendo levar vantagme em tudo"



www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário