terça-feira, 13 de setembro de 2016

Coronel da PM tem histórico de crimes contra crianças

Do site, GOLPISTA, O Globo

Flagrado com menina de 2 anos nua, ele tentou subornar policiais

POR 
O coronel reformado Pedro Chavarry, de 62 anos, foi flagrado com criança de 2 anos nua - Divulgação
RIO - O coronel reformado da Polícia Militar Pedro Chavarry Duarte, de 62 anos, foi preso na noite de sábado ao ser flagrado com uma menina de 2 anos nua dentro de seu carro. Policiais militares dizem que o oficial ainda tentou suborná-los para escapar. Chavarry, que foi autuado por estupro de vulnerável e corrupção ativa, possui um histórico de crimes contra crianças: em 1993, ele chegou a ser preso sob suspeita de tráfico de bebês, mas não foi condenado.
Na noite de sábado, algumas pessoas que passavam pelo estacionamento de uma lanchonete, que fica num posto de gasolina, em Ramos, notaram que havia uma criança sem roupa em um Jetta branco, junto com um homem, e ligaram para a polícia. Quando os PMs chegaram, Chavarry se assustou e tentou fugir com o veículo, mas foi obrigado pelos policiais a parar na Rua Barreiros.
PROPOSTA FOI GRAVADA
Segundo o relato dos PMs que realizaram a prisão, ao ser flagrado com a menina, o coronel se identificou como um oficial superior, disse aos policiais para não darem prosseguimento à ocorrência e sugeriu que “resolvessem” a situação ali mesmo. Percebendo que o coronel tentava escapar do flagrante, um dos policiais passou a filmar discretamente o acusado:
— Segunda-feira, eu resolvo tudo. Vamos acabar com essa ocorrência, entendeu? Eu resolvo tudo. Segunda-feira vai fazer sol. Está ventando hoje — diz Chavarry a um dos policiais, que se faz de desentendido, enquanto o coronel explica melhor suas intenções. — Segunda-feira, eu resolvo tudo. Quero saber sua escala. Você vai me procurar e eu vou te procurar. Você e o seu parceiro. Tá certo? Fica atento para acabar com essa ocorrência, tá? Dentro das normas — diz o coronel.
No momento da abordagem, de acordo com os policiais, chegou ao local uma mulher e disse que o coronel reformado cuidava da criança e de uma outra menina de 12 anos. Passados alguns minutos, ainda de acordo com os PMs, outra mulher chegou e informou que o acusado pagava para sair com as meninas.
Os policiais não aceitaram a proposta e levaram o coronel para a Cidade da Polícia, no Jacaré. Em seguida, ele foi encaminhado ao Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM, em Niterói, onde permanece preso.
Neste domingo, uma testemunha que trabalha próximo à lanchonete informou que esta não foi a primeira vez que o militar foi visto ali, acompanhado por crianças.
O coronel foi autuado em flagrante pela delegada Carolina Marins, da Central de Garantias. De acordo com a Polícia Civil, a criança foi entregue aos responsáveis legais.
MÃE ESTAVA TRABALHANDO
A criança foi entregue ao coronel por Thuanne Pimenta dos Santos, de 23 anos. Num depoimento contraditório, ela afirmou que foi ao encontro do oficial para receber o dinheiro de uma faxina que ela havia feito na casa dele. Mas teria dito ao pai da criança que a levaria para fazer um cadastro e conseguir uma vaga para tirar fotos em dezembro com Papai Noel em um shopping. Ela alegou ainda que deixou a criança com o coronel porque havia esquecido o celular em casa. Quando voltou, disse ela, o crime já havia acontecido.
A mãe da criança afirmou à polícia que estava trabalhando quando o crime aconteceu. A polícia também apreendeu, no carro de Chavarry, três frascos de remédios que podem servir para dopar crianças.
Formado em Direito e com 42 anos de atividades na Polícia Militar, Chavarry está há seis anos na presidência da Caixa Beneficente da PM. No site da instituição, é apresentado como homem influente e bem visto dentro da corporação.
O militar entrou para a Academia da PM aos 19 anos. Passou por diversos batalhões, como os de São Cristóvão, Campos, Bangu e Olaria, e pelo gabinete de quatro comandantes-gerais, além de ter sido relações-públicas da PM e membro da mesa diretora da Irmandade de Nossa Senhora das Dores da Polícia Militar, que tinha até 2009 um abrigo para meninas. Em 2014, o coronel foi candidato a deputado federal pelo Partido Social Liberal, mas não conseguiu se eleger.
A PM informou que o coronel será submetido a um processo administrativo disciplinar, que julgará seu destino na corporação.
ENVOLVIDO NO TRÁFICO DE BEBÊS
O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo, lembra que, na década de 90, quando presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia, participou da prisão de Pedro Chavarry Duarte, acusado de tráfico de bebês:
— Fui procurado por uma associação de moradores de Bangu, que relatou o envolvimento de um PM na venda de crianças. Montamos uma operação com a ajuda do 14º BPM (Bangu) e ficamos esperando no local onde os bebês eram deixados de manhã, sob o efeito de tranquilizantes, e, à noite, levados pelo bando. Quem da quadrilha chegou para pegar o bebê, de apenas quatro meses, foi o então capitão Chavarry, preso em flagrante.
Para Melo, pode haver um envolvimento sistemático do PM em situações de abuso e tráfico de menores desde a década de 90:
— Ele se aproximava das mães, geralmente de comunidades muito carentes, e dizia que trabalhava para a Igreja e iria arrumar uma creche. Até colocava os bebês em creches, mas, em seguida, convencia as mães de que elas não tinham condições de criá-las , e que o melhor seria doá-las. Depois, essas crianças eram vendidas pelo oficial.
Melo determinou que a secretaria acompanhe o caso. Quer saber se Chavarry continuava a atuar no rapto de menores. E ainda como ocorreram as promoções do oficial, sem levar em consideração o seu histórico criminal.

Um comentário:

  1. Chavarry, que foi autuado por estupro de vulnerável e corrupção ativa, possui um histórico de crimes contra crianças: em 1993, ele chegou a ser preso sob suspeita de tráfico de bebês, mas não foi condenado

    ResponderExcluir