sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Comunismo: O que é o símbolo da foice e do martelo?



A foice e o martelo é um dos símbolos mais utilizados para representar o movimento socialista e comunista, disseminado principalmente por personalidades como Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.


O emblema da foice e do martelo como símbolo da ideologia comunista foi amplamente utilizado nos brazões e bandeiras da URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e de suas repúblicas constituintes.

O símbolo da foice e do martelo foi criado durante a Revolução Russa, em 1918, quando os trabalhadores russos, liderados por Lênin, acreditavam que só seria possível a vitória do socialismo com a união das forças entre os camponeses e os operários.

O idealizador do símbolo foi o artista russo Evgueni Kamzolkin, em 1918, que, curiosamente, não era comunista, vinha de uma família bastante rica e era um homem muito religioso. De acordo com algumas interpretações, o símbolo da foice e do martelo teria sido baseado no símbolo da maçonaria, um cinzel e um martelo.

No entanto, para a ideologia comunista, a foice seria o símbolo da força dos camponeses e o martelo dos trabalhadores industriais, assim sendo, a união da foice e do martelo representava a aliança entre os dois tipos de proletariados essenciais para que houvesse a revolução do socialismo e, consequentemente, do comunismo.

Na bandeira da ex União Soviética, o símbolo comunista estava representado com a imagem da foice fundida à do martelo, sobre um fundo vermelho, como se as duas ferramentas estivessem entrelaçadas.

3 comentários:

  1. ... para a ideologia comunista, a foice seria o símbolo da força dos camponeses e o martelo dos trabalhadores industriais, assim sendo, a união da foice e do martelo representava a aliança entre os dois tipos de proletariados essenciais para que houvesse a revolução do socialismo e, consequentemente, do comunismo.

    ResponderExcluir