sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cunha cancela tradicional homenagem ao Dia do Trabalhador

Do portal Vermelho


“É mais um absurdo do Eduardo Cunha, uma decisão unilateral e autoritária”, afirmou o deputado Vicentinho (PT-SP), que propôs a sessão de homenagem ao Dia do Trabalhador, que é comemorado neste domingo (1º de maio), ao tomar conhecimento de que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) cancelou a tradicional homenagem na Câmara. 


Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.
A sessão estava agendada para esta sexta-feira (29), às 15 horas, no plenário Ulysses Guimarães, por solicitação do deputado Vicentinho. O ato marcaria as conquistas obtidas na última década, como a criação de empregos com carteira assinada e a política de correção do salário mínimo.

Mas Cunha decidiu cancelar o ato sem dar explicações. O deputado federal Vicentinho (PT-SP) protestou contra o que chamou de “decisão autoritária e unilateral de Cunha”.

“É mais um absurdo do Eduardo Cunha”, afirmou. “Cancelou a sessão solene de minha autoria, aprovada pelo Colégio de Líderes e pela Mesa Diretora, que seria dia 29, em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores e em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Sem nenhuma justificativa, esse presidente réu suspendeu a sessão”, disse indignado o deputado.

O Senado vai realizar uma sessão especial na próxima segunda-feira (2) para comemorar o Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio. O requerimento, aprovado no Plenário na terça-feira (26), foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), apoiado por outros senadores.

O Dia do Trabalhador tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago e uma greve geral em todos os Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, na França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam. 
 

De Brasília, com agências 

Um comentário:

  1. “É mais um absurdo do Eduardo Cunha”, afirmou. “Cancelou a sessão solene de minha autoria, aprovada pelo Colégio de Líderes e pela Mesa Diretora, que seria dia 29, em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores e em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Sem nenhuma justificativa, esse presidente réu suspendeu a sessão”, disse indignado o deputado.

    ResponderExcluir