quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A história do avô do rapper que insultou Chico



De Jean Wyllys, no Facebook:
(…) Fui ao Google procurar saber quem é o tal “rapper” Túlio Dek (um dos ofensores de Chico Buarque) e o que encontrei, entre platitudes sobre sua vida amorosa passada em sites que se ocupam de subcelebridades, foi a informação de que ele é neto de Jairo Andrade. E, de acordo com esta matéria de 2007 do site A Nova democracia (http://www.anovademocracia.com.br/no-38/79-a-luta-camponesa-faz-se-ouvir ), o avô de Túlio Dek não era flor que se cheirasse!
“Jairo Andrade Bezerra, falecido há 4 anos, nasceu em Passos (MG) e foi extrema-direita de carteirinha. Entusiasta organizador da ‘Marcha com Deus, pela Família, pela Liberdade’ em 1964, atividade patrocinada pela CIA, que antecedeu ao golpe militar que derrubou o governo constitucional de João Goulart.
Foi para o sul do Pará no final dos anos 1960 e sempre teve apoio da ditadura militar para cometer todo tipo de desmandos na região. Roubou terras dos indígenas, posseiros e dos colonos assentados pelo Incra no assentamento Agropecus.
Jairo recebeu nove autuações por trabalho escravo. Teve seu nome incluído na Lista Suja do Trabalho Escravo, condenado por manter 97 trabalhadores escravizados na Fazenda Forkilha. Seu irmão, Gilberto Andrade recebeu igual condenação por trabalho escravo na fazenda Boa Fé, em Centro Novo (Maranhão). Apesar de denunciado por trabalho escravo (desde final dos anos 60), Jairo Andrade nunca deixou de receber recursos públicos da SUDAM para investir em sua propriedade.
Foi fundador da criminosa e arqui-reacionária UDR — União Democrática Ruralista, em 1985, sendo seu primeiro tesoureiro nacional. Subiu no palanque com Fernando Collor em Redenção nas eleições presidenciais de 1989. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em 5/11/1994, Jairo Andrade — acusado de contratar pistoleiros para assassinar o ex-deputado e advogado de posseiros Paulo Fonteles e inúmeros trabalhadores rurais — não desconversou: descreveu mortes das quais participou, informou onde enterrou as vítimas e fez ameaças. Como sempre acontece com os crimes do latifúndio em nosso País, nada aconteceu a este bandido, réu confesso”
Bom, o tal Túlio Dek teve todas as oportunidades de ser alguém melhor que seu avô. Mas, a julgar pelo que fez a Chico Buarque; a julgar pelo tipo de valores que subjaz a seu discurso de analfabeto político e alienado (discurso que é também o dos outros playboys companheiros seus), Túlio Dek decidiu dar continuidade à capitania herdada.
E assim podemos traçar a genealogia dos canalhas que hoje aplaudem a tentativa de um novo golpe na democracia e de desmonte da Constituição Cidadã de 1988!
(…)

4 comentários:

  1. Bom, o tal Túlio Dek teve todas as oportunidades de ser alguém melhor que seu avô. Mas, a julgar pelo que fez a Chico Buarque; a julgar pelo tipo de valores que subjaz a seu discurso de analfabeto político e alienado (discurso que é também o dos outros playboys companheiros seus), Túlio Dek decidiu dar continuidade à capitania herdada.

    ResponderExcluir
  2. E então o Chico nem precisaria se vender, como falou outro ser desprezível que deve ser da mesma estirpe, hoje. Basta procurar no Google, que a verdade histórica vai aparecer sem piedade; busque-se, também no Google, se existe alguma história dessas referidas ao Chico e veremos onde está a parte podre da maçã

    ResponderExcluir
  3. Beatriz Loiola ou seja você quem for, Chico se vendeu a quem e por quanto mesmo? E por que ele, um homem rico e famoso, faria isso? Quanto à sua "recomendação" de pesquisa no.Google, como se tudo que fosse publicado na Internet merecesse crédito, por que você mesma não divulga os supostos podres dele? Quer evitar um processo? E caso Chico tivesse algo do que se envergonhar, isso absolviria o seu agressor, que parece manter tradição familiar de hostilizar oponented políticos? Talvez fosse melhor refletir sobre o que vai publicar para evitar vexames como esse...

    ResponderExcluir