quarta-feira, 16 de julho de 2014

Imprensa alemã critica dança contra argentinos; Federação lamenta polêmica

Das agências internacionais

Ampliar

Recepção dos campeões mundiais na Alemanha42 fotos

35 / 42
Weidenfeller, Shkodran Mustafi, Andre Schürrle, Miroslav Klose, Mario Götze e Toni Kroos comemoram no palco montado para o time alemão AP Photo/ Alex Grimm/Pool



A imprensa alemã criticou nesta quarta-feira os jogadores da seleção do país, campeã do mundo, pela dança que fazia piada com os argentinos, derrotados na final da Copa do Mundo por 1-0, durante as comemorações do título em Berlim. Encurvados e de cabeça baixa, seis jogadores da Mannschaft cantaram: "Assim caminham os gaúchos, os gaúchos caminham assim". Na Alemanha, os argentinos são chamados de gaúchos.

Em seguida, com uma postura corporal correta e orgulhosa, cantaram: "Assim caminham os alemães, os alemães caminham assim". Os jogadores repetiram a sequência várias vezes, o que provocou os aplausos do público, em um país onde qualquer gesto de orgulho nacional continua provocando muita polêmica. A repercussão gerou um comunicado oficial da Federação Alemã de Futebol lamentando a polêmica criada em torno do episódio.
"O Bierhoff (diretor de seleções da Alemanha) me disse que a ideia surgiu espontaneamente no meio da emoção e da alegria. Todos são pessoas muito decentes, que não pretendiam caçoar de ninguém, e só acabaram soltando suas vontades de festejar. Lamentamos que isso tenha sido mal interpretado por alguns", disse o presidente da entidade, Wolfgang Niersbach. 
Diante de centenas de milhares de torcedores, e de milhões de telespectadores, durante os festejos no Portão de Brandemburgo na terça-feira, a 'dança' foi repetida por Mario Götze, autor do gol do quarto título mundial da Mannschaft, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schürrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller. "A dança dos gaúchos foi de mau gosto. De repente, a modéstia alemã desapareceu no triunfo", afirma o jornal Tagesspiegel.

"A alegria não é suficiente, eles apenas obtêm prazer completo vendo sofrer um pouco os vencidos (...). Eles não tinham má intenção, isto é certo, mas demonstram que no futebol não há apenas cretinos, mas também 'megacretinos'", completa o jornal de Berlim.

"A festa do Portão de Brandemburgo se transformou em um gigantesco gol contra. Com uma piada ruim os campeões mundiais alemães prejudicam a imagem de uma nação aberta e tolerante", critica o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. Para o Tageszeitung, os jogadores não demonstraram respeito.

O tema provocou um amplo debate nas redes sociais. Parte dos alemães defenderam uma piada sem intenção ruim dos jogadores e denunciaram uma forma de 'autoflagelação' tipicamente germânica, ao mesmo tempo que outros internautas expressaram "decepção e vergonha" com a provocação. O jornal Die Welt tentou fazer uma análise mais equilibrada. "É verdade que não foi uma cena muito elegante. Mas também não devemos exagerar".

Um comentário:

  1. "A festa do Portão de Brandemburgo se transformou em um gigantesco gol contra. Com uma piada ruim os campeões mundiais alemães prejudicam a imagem de uma nação aberta e tolerante", critica o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. Para o Tageszeitung, os jogadores não demonstraram respeito.

    ResponderExcluir