sexta-feira, 18 de julho de 2014

Deputados comunistas cobram paralisação do massacre na Palestina

Do Portal Vermelho

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), voltou a defender nesta terça-feira (15), durante discurso no Plenário, a soberania da Palestina para a redução dos conflitos no Oriente Médio. Nesta quarta-feira (16), às 9h, os deputados da legenda e movimentos sociais farão uma visita de solidariedade à embaixada da Palestina, para entregar uma carta assinada por 54 entidades, entre elas o Cebrapaz, manifestando a solidariedade ao povo palestino.


Deputados apoiam liberdade à Palestina. Foto: Richard SilvaDeputados apoiam liberdade à Palestina. Foto: Richard Silva
Para a deputada Jandira Feghali, essa é uma luta desigual, fruto de injustiça histórica que ainda espera por reparação. “É um genocídio o que se repete naquela região com mulheres, crianças, idosos e grávidas ali. A omissão internacional não pode existir. Desde 1948, aquele povo vive humilhação permanente, sem liberdade, sem direito de ir e vir, sem assistência à saúde, sem direito pleno de voto, com o assassinato permanente de mulheres e crianças, sem capacidade de reação, porque, na verdade, há um poderio militar absurdo, sustentado por ingerência externa, que nós não podemos calar”, critica a parlamentar.

Leia mais:
PCdoB repudia mais uma agressão a palestinosCebrapaz emite nota contra "os crimes do regime sionista Israel"
As tensões entre Israel e Palestina vinham aumentando desde o sequestro de três adolescentes israelenses na Cisjordânia em 12 de junho. Segundo autoridades palestinas, os ataques israelenses deixaram ao menos 192 mortos. A Organização das Nações Unidas estima que mais de três quartos das vítimas sejam civis. Cerca de 1.400 palestinos ficaram feridos. O recente confronto entre o grupo palestino islâmico Hamas e Israel é o mais sangrento desde novembro de 2012, quando uma operação resultou na morte de 177 palestinos e 6 israelenses.

A Bancada do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Câmara emitiu nota oficialna última sexta-feira (11) na qual condena a violência entre Israel e Palestina.

Para o presidente do Cebrapaz do Distrito Federal (DF), Marcos Tenório, é preciso que todos os setores comprometidos com a paz e a solidariedade internacional se levantem para denunciar os bombardeios de cidades palestinas, especialmente em Gaza. “O tom das ações israelenses tem sido de limpeza étnica, crimes de guerra e genocídio”, afirma.

A bancada do PCdoB estará em peso. “Iremos lá prestar a nossa solidariedade e nos dispormos a criar os instrumentos necessários de solidariedade a partir do Brasil, para que tenhamos paz, que a vida do povo palestino seja respeitada e que possamos construir novamente a respeitabilidade àquele povo, o seu direito ao território e à liberdade”, afirma a deputada Jandira Feghali.

Fonte: Ascom Liderança do PCdoB


Um comentário:

  1. “O tom das ações israelenses tem sido de limpeza étnica, crimes de guerra e genocídio”, afirmam.

    ResponderExcluir