sexta-feira, 20 de junho de 2014

Putin: Nada impede que Volgogrado volte a se chamar Stalingrado



O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou durante as comemorações dos 70 anos do Dia D, em Deauville, na França, no final da última semana, que não descarta a possibilidade de que a cidade de Volgogrado seja rebatizada com o seu antigo nome, Stalingrado, palco da batalha mais sangrenta da Grande Guerra Patriótica, conhecida no ocidente como Segunda Guerra Mundial.


Estátua "Clamor da Mãe Pátria" em Stalingrado, atual VolgogradoEstátua "Clamor da Mãe Pátria" em Stalingrado, atual Volgogrado
Respondendo a um dos veteranos presentes no evento, o chefe de Estado da Rússia explicou que, de acordo com a legislação, essa questão pode ser levantada por autoridades regionais e municipais, mas, nesse caso, a população local deveria ser consultada através de um referendo.

Se a maioria achar que a cidade deve se chamar Stalingrado novamente, ogoverno terá de agir segundo a decisão popular e mudar o nome da cidade.

Após comentar em tom de brincadeira que não foi ele, Putin, o responsável pela mudança toponímica, o presidente russo lembrou que algumas cidades europeias, incluindo Paris, possuem praças, estações de metrô e outras localidades batizadas em homenagem à Batalha de Stalingrado.

Fonte: Gazeta Russa

Um comentário:

  1. Putin: "Se a maioria achar que a cidade deve se chamar Stalingrado novamente, ogoverno terá de agir segundo a decisão popular e mudar o nome da cidade."

    ResponderExcluir