terça-feira, 4 de março de 2014

Zé Ramalho sobre Dilma: "É um governo chato, voltado para o social-comunismo"






Do Jornal Estadão

A volta do que não foi

Zé Ramalho fala de carreira, política, biografias e Copa na primeira entrevista após boato de sua morte

03 de março de 2014 | 19h 31


Zé Ramalho foi um dos últimos a saber de sua própria morte. No ano passado, dias depois de ele ter sido submetido a um cateterismo, espalhou-se na internet o boato de que ele tinha morrido. Na ocasião, o cantor e compositor paraibano, que estava prestes a se apresentar em Salvador, usou seu perfil em redes sociais para desmentir as fofocas. Hoje, ele diz não guardar mágoas do episódio e cita Zé Limeira, o poeta do absurdo, para ironizar o ocorrido: "Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro".
'Não sei o que é sentir o medo da morte', afirma músico após boato de que ele teria morrido - WILTON JUNIOR/AGENCIA ESTADO/AE
WILTON JUNIOR/AGENCIA ESTADO/AE
'Não sei o que é sentir o medo da morte', afirma músico após boato de que ele teria morrido
Em 2014, quando Zé Ramalho completa 65 anos, sendo 40 de carreira, o plano imediato é de seguir com a turnê de seu disco mais recente, Sinais dos Tempos (2012). Mas também há outros projetos, como o de um show com Fagner e o de um disco dedicado à obra de Marinês e sua Gente, "artista contemporânea de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro mais importante da música nordestina".
Na primeira entrevista após sua "morte", Zé Ramalho fala dos 40 anos da gravação de um de seus discos mais cultuados, Paêbirú, e de projetos futuros, elogia músicos da geração atual, como o violonista Yamandu Costa, e critica o governo Dilma e as manifestações contra a Copa do Mundo no Brasil. Para ele, a seleção de Felipão, "apesar de boa, não será campeã".
Você vinha numa toada de interpretar e de fazer versões para canções de grandes nomes da música. Lançou os discos cantando Bob Dylan, Jackson do Pandeiro e Beatles, depois veio Sinais dos Tempos. O que te motivou a lançar um disco de inéditas?
Zé Ramalho - A pressão e cobrança dos fãs por um disco de inéditas era grande. A desconfiança e dúvida idem, vindas através de e-mails, recados no meu site e redes sociais em geral. Além disso, eu mesmo achava que depois dessa "toada" realmente merecia me dedicar a um projeto de inéditas. E foi o que me moveu, pois reuni todas as ideias que estavam anotadas, pedaços de canções inacabadas e letras que estavam rabiscadas em vários papéis.
Quais os planos para 2014?
Zé Ramalho - Há uma possibilidade, que não é certa, de realizar um projeto com Raimundo Fagner. A Sony Music tem nos procurado para a gravação de um show intimista, ao vivo. Isso ainda está em andamento. Quanto a composições inéditas, não seria esse o caso. Esse show seria de sucessos individuais de cada um dos artistas, cantados pelos dois ao mesmo tempo. Vamos ver no que vai dar…
Há algum músico consagrado com quem você gostaria de trabalhar? Em relação a novos músicos, há alguém no cenário brasileiro que chama sua atenção?
Zé Ramalho - Um cantor ou compositor consagrado, não tenho. O Fagner já preencheria essa resposta. Quanto aos novos músicos, há uma renovação permanente. O Yamandu Costa, por exemplo, é um fenômeno de habilidade. Não é comum aparecerem músicos dessa qualidade. Perdemosum dos maiores sanfoneiros que já existiu, Dominguinhos, que fazia parte dessa seleta dimensão musical. Armandinho é outro fenômeno. Mais dois dos maiores músicos do nosso país e talvez do mundo, com quem tive o privilégio de conviver e a felicidade de tê-los tocando para mim, foram Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.
Como você vê a música brasileira hoje?
Zé Ramalho - A minha geração, que surgiu no final dos anos 70, e a que me antecedeu são de altíssima qualidade, há um padrão das arquiteturas musicais, em todos os estilos, principalmente no que se chamou MPB. Não vejo uma sequência de geração com a mesma qualidade. Os próprios mercados sertanejo, de pagode e de música baiana transformaram-se em desesperados autores à procura de um espaço para tocar suas músicas malfeitas e com letras chinfrins. Estou falando isso porque você me perguntou, não ando dizendo essas coisas de graça.
Qual avaliação faz de Sinais dos Tempos?
Zé Ramalho - Ele me deu um retorno muito grande de alegria dos fãs por perceberem que a minha veia criativa continuava jorrando. A tal crítica especializada "babou" ante as minhas novas composições! E a função dele, como disco, foi cumprida. Isto é, a extensão do meu trabalho como autor, compositor e cantor está ali. Eu não trabalho obrigado por ninguém, nem por nada! É pura satisfação e destino.
Em 2014, você completa 65 anos e 40 anos de carreira. Há algum projeto comemorativo?
Zé Ramalho - Em 1974 realizei o disco Paêbirú; em 1975, toquei com Alceu Valença na sua banda e o ajudei a galgar o seu início de carreira; e, em 1977, estreei o meu disco Avôhai, que considero a data mais pessoal para falar de carreira individual. Até lá, até 2017, pretendo realizar um show celebrativo, com os sucessos e todas as fases da minha carreira.
Sobre Paêbirú: há algoplanejado? Qual a avaliação que você faz hoje do disco? Qual a importância dele na sua vida?
Zé Ramalho - Sobre este disco, não falo quase nada. É complicado, para mim, falar hoje em dia deste disco. E é claro que eu não farei nenhum disco, nenhum show comemorando os 40 anos de Paêbirú. Até porque, o outro artista (Lula Côrtes, 1949-2011) já faleceu e não gosto de falar nesse assunto mesmo não. Pena é que há 40 anos, quando ele surgiu, a tal "crítica" não falou nada! Ninguém disse nada, nem sequer tocou em nenhuma rádio, mostrando assim a incompetência e falta de sensibilidade de todos que se achavam críticos musicais no nosso país.
Em junho, você criticou de maneira dura boatos veiculados na internet e na imprensa sobre seu estado de saúde. Chegaram a dizer que você tinha morrido. Ainda guarda mágoas daquele episódio? E o que de fato aconteceu? Como está sua saúde hoje?
Zé Ramalho - Eu não guardo mágoa. Isso é um fenômeno dos tempos em que vivemos. Ridículo é a pessoa ler uma notícia desse tipo e não checar com a fonte verídica! Ora, quando deram esta notícia de que eu tinha morrido, eu estava fazendo show em Salvador. Estava em uma turnê pelo estado da Bahia e vi a aflição dos empresários de locais onde eu iria me apresentar para desmentir e confirmar a minha presença. Cito aqui o grande poeta do absurdo, Zé Limeira, que disse: "Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro". Hoje estou completamente recuperado, gozando de saúde plena, fazendo minha turnê e planejando todos esses eventos dos quais falamos.
Você teme a morte?
Zé Ramalho - Não sei. Não sei se sentir medo da morte é estar na frente de um assaltante com uma arma apontada, ou estar dentro de um edifício em chamas. É um conceito humano, o medo. Agora, esperar essa passagem final com consciência é uma outra história. E não seria medo, seria mais a saudade e a tristeza de deixar entes queridos. Essas coisas nos fazem querer ficar vivos. E o prêmio maior é morrer durante o sono, como Carlitos, que morreu dormindo, Carlos Drummond de Andrade e outros que mereceram fazer a passagem sem saber que a estavam fazendo.
O que você costuma fazer quando não está compondo, gravando ou fazendo shows?
Zé Ramalho - Medito, escuto música eletrônica e vejo alguns filmes com minha mulher, depois das 23h. Meu hobby é estar com a família, ver os filhos crescerem e avançarem na sociedade e ter prazer e alegria em contemplar essas simples coisas.
Em 2013, houve debate em relação à autorização prévia de biografados. De um lado, os editores e autores de livros; do outro, alguns artistas, representados pela organização Procure Saber. Alguém desse grupo te procurou? O Procure Saber te representa?
Zé Ramalho - Nunca! Nunca procurei saber de nada. É arrogante e equivocado esse posicionamento. Nenhuma reivindicação será unânime! Os artistas têm cabeças diferentes. Alguns podem pensar parecido, mas ninguém jamais verá unanimidade nestas questões. Hoje em dia, pode-se quase tudo. Em tempos de internet, onde o anonimato é uma arma para se criticar, derrubar, execrar, não se pode cobrar dos artistas, como a imprensa fez, essas posições. Eu corri por fora dessas questões, porque eu já sabia, antes de procurar! Em 2013, Henri Kolliver, escritor e psicólogo francês, escreveu um livro sobre mim, mistura de biografia e entrevistas, Zé Ramalho – O Poeta dos Abismos (Editora Madras). Ele teve minha autorização. Mas tenho também livros que escreveram sobre mim sem a minha autorização. Fazer o quê? Difícil é se comprar livro, hoje em dia. Difícil é ter alguém pra ser biografado e alguém se interessar por aquela vida.
Você é a favor da autorização prévia para biografias?
Quem quiser escrever sobre mim, pode me pedir autorização ou não. Agora, quem vai ler ou comprar é o que importa. Imagine uma pessoa comprar um livro biográfico cheio de mentiras e fatos que nunca ocorreram! Se é isso que vai fazer sucesso e virar best-seller, estarão comprando um pacote de mentiras, ou seja, estarão sendo enganados.
Em 2013, houve ainda debate sobre o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Artistas foram a Brasília reivindicar que o órgão fosse fiscalizado. Você foi convidado? O Ecad deve ser fiscalizado? Você recebe corretamente por suas músicas?
Zé Ramalho - É um assunto complexo, com que também nunca me envolvi, apesar de ter sido convidado para ir à Brasília. Mas, fazer o quê lá? Chegar de terno e gravata e fazer fotos com os deputados? Há muito dinheiro em jogo, o Ecad existe há quase 40 anos, por que só agora estão querendo fiscalizar? Eu é que não vou me desgastar, tentando indagar e fazer justiça financeira para tanta cobiça. Recebo, através da minha arrecadadora, meus direitos autorais e, se não são o que deveriam ser, também não vou sair reclamando do que não conheço bem. Até porque, que órgão fiscalizador revelaria o verdadeiro valor bruto mensal de que o Ecad dispõe? É complicado.
As manifestações populares também geraram debates em 2013. E têm voltado em 2014, em grande parte contra a Copa do Mundo. Como avalia esse cenário?
Zé Ramalho - Esses protestos têm um quê de razão. Mas tornam-se panfletários, agressivos. Protestar contra a realização da Copa do Mundo é uma idiotice. Porque todos os que estão protestando estarão no estádio assistindo. É uma mesquinhez, um pensamento mesquinho, escolher este motivo para protestar contra gastos do governo.
Como avalia o governo da presidente Dilma?
Zé Ramalho - É um governo chato, voltado para o social-comunismo do século 21. Comunismo é um estado social chato, querem que tudo seja dividido igualmente e o governo é demagogo quando questionado sobre segurança pública, emprego e a lástima que é a saúde pública. Acho uma m... andar de avião com todas as cadeiras chapadas, não há mais primeira classe, executiva, é pra tudo ser igual. Fazer uma viagem comendo um kit Bauducco, enquanto a presidenta, o ministério e demais poderes andam nos seus jatinhos, pagos com o dinheiro dos contribuintes.

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,a-volta-do-que-nao-foi,1136977,0.htm

75 comentários:

  1. É um governo chato, voltado para o social-comunismo do século 21. Comunismo é um estado social chato, querem que tudo seja dividido igualmente e o governo é demagogo quando questionado sobre segurança pública, emprego e a lástima que é a saúde pública. Acho uma m... andar de avião com todas as cadeiras chapadas, não há mais primeira classe, executiva, é pra tudo ser igual. Fazer uma viagem comendo um kit Bauducco, enquanto a presidenta, o ministério e demais poderes andam nos seus jatinhos, pagos com o dinheiro dos contribuintes.

    ResponderExcluir
  2. ok cheguei aqui meu querido amigo e li, e ainda custo a crer no q vj., alias todos criticam esse jornal, seria sensacionalismo, ou ja buscando atençao voltando a certas pessoas, visando as campanhas q ja estao bem proximas, nao eh !!! esse cara nunca teve essa visao...

    ResponderExcluir
  3. " Sempre fez parte do meu acervo, linha de frente na predileção musical, mas já estou dando um jeito nesta porcaria toda... Este dito cujo, jamais ouvirei algo que venha por seu intermédio, autoral e musical, isso faz me lembar do banimento da minha vida, como: Marília Pera, Nathalia Timber, Regina Duarte, Willhian Bonner, Míria Leitão, Jô Soares, Luciano Huck, Faustão etc... Iinclusive, aquele tal Dominguinho, que já partiu desta.... Não perdoo nunca traidor... traidores do nosso povo humilde, menos privilegiados na vida.... Más sem mais delongas, para iniciar a faxina rapidamente, filmar e postar na rede, como se faz com alienado, vendilhão ao sistema dominante, exploradores do sangue do povo humilde e sofrido do nosso país...."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minha suas palavras, integralmente.

      Excluir
    2. Quem anda traindo nosso povo são nossos governantes ladroes de varios partidos... que deveriam estar todos na cadeia e juntos de preferencia... já um cantor que ralou demais na vida, deu sorte de fazer sucesso com boas musicas e ralou muito para ganhar dinheiro e escolher onde quer sentar, está traindo quem? Não podemos tratar igualmente os desiguais não... imagine em um proto socorro uma pessoa com gripe sendo atendida antes de um infartado so pq chegou na frente... quer direitos iguais vai pra cuba onde ninguem tem direito a nada e jovens se prostituem por um sabonete

      Excluir
    3. Queria ver se ele ia achar isso no começo de carreira quando era pobre. Fica fácil quando coloca uma grana no bolso se achar melhor que os menos privilegiados.E foi esse mesmo povo que encheu o bolso dele de dinheiro.Se é que ele tem dinheiro, pq as vezes nem isso.

      Excluir
    4. O que eu entendi é: O que adiantou ralar tanto, dar duro, pra no final você ver seu trabalho recompensado da mesma maneira que o trabalho menos sofrido de outro? Em nenhum momento ele desrespeitou os menos favorecidos. O exemplo das classes nos aviões denota a inexistência, hoje, das vantagens que antes existiam pra quem pagava mais caro nas passagens aéreas. Agora, todo mundo paga a mesma coisa; mesmo que uns possam pagar mais por um conforto adicional. Todo mundo senta em assentos desconfortáveis e recebe o mesmo lanche vagabundo, enquanto outrora, quem tinha mais poderia obter mais comodidades. Em resumo: multiplicou-se a pobreza, ao invés de se dividir a riqueza.

      Excluir

  4. Que merda de ser humano o Zé Ramalho!!! Preocupado por nao mais existir a primeira classe no aviao separando ele, um deus, dos pobres mortais q parcelam seu bilhete aereo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um governo de exploração mesmo!! por que não se pode ter diferença social nos aviões e seus governantes exploradores vivem como se fossem os monarcas, ou melhor como verdadeiros Deuses? ele pretende pagar pelo diferencial com o dinheiro ganho por seu proprio esforço enquanto esses bandidos vazer orgias com o meu dinheiro!!

      Excluir
  5. Victor Salazar Amorim4 de março de 2014 às 14:55

    Nossa quase vomiteiiii , depois dessa , putss só um idiota mesmo pra falar de maneira tão arrogante , dizer que se misturar com povo e lamentavel , ele esta preocupado com o conforto dele e da burguesia dentro do aviao , FASCISTA ARTISTA DE MERDA.
    É discurso totalmente burro e individualista , criticar a pessoas que progridem da vida e socializar estas dentro de uma democracia exploradora é egoismo de um artista burro caquequetico , que nunca souberam o que é passar fome .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho a tua indignação Victor. ´Realmente é um artista de merda e fascista.

      Excluir
    2. Fascismo é Estado grande. Vocês não estudaram história, definitivamente.

      Excluir
    3. É isso... é um fascista..chorando por causa da 1º classe do avião...ÊEEEHH VIDA DE GADO POVO MARCADO EI POVO FELIZ...

      Excluir
    4. mimimi fascista mimimi burguês mimimi coxinha mimimi... vcs esquerdinhas são muito chorões mesmo kkkkkkkkkk

      Excluir
  6. É um alerta para os jovens esses posicionamento do Zé Ramalho. Anteriormente o roqueiro Roger também andou falando algumas bobagens. Os dois são conhecidos usuários de drogas pesadas, e os neurônios não aguentaram a pressão. Uns morrem jovens de overdose; outros envelhecem e ficam desnorteado. É uma pena que um artista como Zé Ramalho não tenha sabido envelhecer com dignidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger nunca usou droga. O Zé Ramalho não usa há mais de dez anos. Vá se informar antes de falar merda, petista lobotomizado.

      Excluir
  7. Ele pode fazer o que quiser... Estamos numa Democracia... O que ele não pode é impedir o pobre de andar de avião... e muito menos achar que isso é ruim... Só porque os Pobres estão enchendo o Saguão dos aeroportos... Aí é dose....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de andar de avião por conta do aumento do poder aquisitivo do pobre, não passa de um discurso vazio desse governo corrupto e ladrão que está aí. Manda esses mesmos pobres que lotam os saguões dos aeroportos pegarem um ônibus para o mesmo trecho. Duvido que vão! Pobre é pobre mas não é burro: trecho Recife/Rio, direto, sem escalas= R$ 189,00; mesmo trecho, via Itapemirim = 399,00. Fonte: eu mesmo. Comprei mês passado a passagem aérea pela TAM. Se esse governo petista imundo é tão mágico, por que não conseguiu reduzir o preço das passagens rodoviárias? Isso é balela, as passagens aéreas tiveram seus preços reduzidos por conta da mudanças de gestão, auxílio da Internet na compra de passagens e emissão de bilhetes reduzindo custos, aumento da concorrência entre outros fatores. Quem é das antigas sabe que, num passado não muito distante, tínhamos um verdadeiro banquete a bordo, que hoje transformou-se em uma barrinha de cereal (quando não é paga como na GOL).

      Excluir
  8. É sério isto? Se for, é uma lástima. Gostava desse cara.

    ResponderExcluir


  9. Fumaram tudo o que podia… treparam e encheram a cara de ácido no passado para, no presente, virarem ‪#‎Reaças‬.

    Deixei de ser fã hoje,que pena!!!

    ResponderExcluir
  10. Ele teve seu tempo - Acabará no ostracismo, como Belchior, que teve um up entre 1975 1 1980.Zé ramalho falar a verdade tem 3 ou 4 músicas conhecidas que são ícones da MPB, e nada mais.Depois de 1985 não tenho notícia de mais nenhum sucesso mais contundente...

    ResponderExcluir
  11. Até tu zé? Reaça e coxinha. Quebrando CDS EM 3.2.1 NADA MAIS DE Avôhai!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. TODAVIA... APESAR DE VOCES AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA!

      ENTREMENTE NÃO CAIAM NA REAL POSTOU QUE PARASITAS NÃO... TERÃO TEMPO SUFICIENTE A REMOENDO AS TRIPAS DESENVOLVER UM "cançu nu xiistòmagu”
      .
      Justificando:
      Independente de QUALQUER SEJA o ladrão aloprado mor, BandoS, quadrilhaS, facçõeS E, APÁTRIDAS.
      A PATRIA, sobretudo POVO “W QUIPADO DE INFRAESTRUTURA HUMANA”, TOTAL EM LIBERDADE SOBRE TUFO COM DIREITO DECIDIR PRÓPRIOS DESTINHOS E CAMINHO SE NÃO DESTINO DA FAMÍLIA; OS FILHOS.

      Excluir
  12. Uma pena que ele pensa assim, com tanto egoísmo! Curto as músicas.

    ResponderExcluir
  13. Grande decepção. Talvez sentindo o ocaso de sua carreira, tenha feito como outros, como Lobão&Cia: falar mal da esquerda, para virar queridinho da imprensa. Logo terá sua coluna na Veja ou na Folha.

    ResponderExcluir
  14. Quebrando todos os dvds e cds, deste novo REACIONÁRIO, NÃO GOSTA DO POVO, e vive dele.. pode isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta vendo aquele zé Ramalho moço,pois é não existe mais,o sistema o corrompeu será que é porque ele não tem mais primeira classe só pra ele e tem que dividir com a classe baixa?,ou é como ele diz na musica ele acha que pobre,só pode construir o avião mas não deve voar nele?

      Excluir
  15. "Enquanto a presidenta, o ministério e demais poderes andam nos seus jatinhos, pagos com o dinheiro dos contribuintes". Se fosse só isso... 'Os hospitais de padrão internacional com UTI's de R$150.00,00 à diária e outras benéficas'.
    PeTralhas comunistas de merda é, o que são! Vocês se acham soberanos, e vão fazer uma retrospectivas se vocês fazem isso: http://www.youtube.com/watch?v=xXt_mkzdQ0E&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre ouvi as músicas do cantor Zé Ramalho. Elas fazem parte de minhas lembranças. Tocavam nos carros dos sindicatos nas portas das fábricas nas grandes assembléias, quando eramos convocados para ouvir os nossos lideres sindicais nas madrugadas frias de São Bernardo Do Campo, com um simples objetivo de mudar a historia e as condições de vida dos trabalhadores brasileiros. Graças a Deus e a garra dos trabalhadores chegamos a 6ª economia mundial e a música "VIDA DE GADO" fez parte desta história. É lamentável que hoje ele classifique o governo desta forma. Eu não acredito que ele seja tão cretino e tão filho da puta, que não veja o que o governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma estão fazendo pelo Brasil inclusive no Nordeste.

    ResponderExcluir
  17. inconformado com o fim da vida de gado, Zé Ramalho comete,sem refrão, suicídio político. ( e musical,pra mim)

    ResponderExcluir
  18. Puxa! Pegou pesado hein Zé Ramalho?! Decepcionada com sua politização como cantor e compositor de grande expressão e nordestino... Quem diria??? Tomara que seja um equivoco.

    ResponderExcluir
  19. Ze, realmente e chato ter pleno emprego, ter pessoas humildes em universidades publicas, ter o patrimonio publico preservado,vide vale e outras,ter um pais soberano e rrspeitado como nacao e nao como quintal dos EUA,,canta ze,vai cantat

    ResponderExcluir
  20. Mais um artista de merda, tipo Justin Bieber, Lobão, Leo Jaime, reaça nojento, compre seu próprio jatinho, já que não gosta do povão, cante só pros reaças, creio que não querem ve-lo nem de perto, fingido, falso compositor, compoe música pro povão de acordo com suas vidas, seus pensamentos, mas impugnam-os, não esqueça que vc já foi uma pessoa simples e hj é rico graças ao apoio dos humildes, não sabia o tamanho de sua grande imbecilidade...

    ResponderExcluir
  21. Eu consigo separar o artista de sua obra. Apesar da pessoa Zé Ramalho ter esta posição mesquinha, incomodado porque mais pessoas pobres podem andar de avião junto com ele, o artista Zé Ramalho forjou ótimas músicas, vou continuar escutando suas músicas mas não faço questão alguma de conhece-lo pessoalmente

    ResponderExcluir
  22. eu entendi o que ele quis dizer, apesar que n foi muito feliz nas palavras, mas um governo que se diz socialista, deveria andar na mesma classe que o povo, não é Dilma?

    ResponderExcluir
  23. Mais um "classe média sofre". Aliás ele é de família tradicional da Paraíba, primo da Elba Ramalho. Quando o Cunha Lima atirou no ex-governador Tarcísio Buriti, acho que o nome é este, os "intelectuais" da Paraíba não o condenaram porque ele era poeta, sensível etc. Naquela hora eles já demonstraram que sempre ficaram e ficarão ao lado dos poderosos regionais. Não que o Tarcísio Buriti fosse boa alma, mas os Cunha Lima são antigos coronéis da região.

    ResponderExcluir
  24. O PIOR DE TUDO, é que esse bobalhao era curtido como progressista e avançado no meu tempo de universidade, anos 80 e 90, agora depois de velho e moribundo, deu um treco nele...até esta parecendo da "jovem guarda" de Roberto Carlos...estou incrivelmente chateado...

    ResponderExcluir
  25. O tempo é o senhor da razão. Tudo isso que o Zé escreve ajuda a entender melhor sua mentalidade e sua música, assim como passamos a entender as do Bob Mercantilista Dylan, a do Roger e do Lobão e tantos outros reacionários de hoje. Coerentes como John Lennon e Woody Guthrie existiram muito poucos.
    Por exemplo, como interpretar (mais corretamente) hoje o clássico que parecia estupendo mas que agora se torna um horror de humanismo: "Vocês que fazem parte dessa massa... Ei vida de gado, povo marcado, povo feliz!".
    A vida é assim. A grande maioria dos "artistas do establishment" gosta mesmo é de seu próprio ego, da grana e da idolatria.
    Sorte nossa é a internet, a gente fica sabendo de tudo isso e vai se informando e aprendendo.
    Um viva para Lennon e Guthrie!!!

    ResponderExcluir
  26. "Abalado pelas críticas e acusações, e pelo fracasso de mais um casamento, Zé se entrega ao vício das drogas. Viciado em cocaína, ele chegava a compor três músicas em seguida com a euforia da droga. A cocaína afetou a mucosa do nariz que sempre sangrava, fora as náuseas que eram constantes."

    ResponderExcluir
  27. Curti muito e ainda curto canções de Zé Ramalho. Ficou uns anos sumido, acusado de plágio e foi resgatado por Alceu, Elba, Geraldinho, para o Grande Encontro, há uns 15 anos. Fui me emocionei, gostei muito. Há uns três anos fui a um show do Zé Ramalho, sai decepcionado, nada de novo e o repertório foi basicamente de Avohai, enfim cheirava naftalina, assim como shows de bandas como Ira etc. Não que eu não goste destas canções, porém fica claro que parou no tempo. Fora isso, na declaração acima há uma dose enorme de ignorância sobre o que é comunismo. Além é claro da clássica revolta do povo da casa grande com as viagens de avião. Enfim: "O povo foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam esta vida numa cela
    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A arca de Noé, o dirigível,
    Não voam, nem se pode flutuar"

    ResponderExcluir
  28. Diria q pelo menos experiencia,mas olha as abordagens do babaca,preocupado com a falta de viagens de primeira classe kkkkk,quanto será q ganhou para dizer tanta bobagem???Alias,hj quem é este Zé??

    ResponderExcluir
  29. Diria q pelo menos experiencia,mas olha as abordagens do babaca,preocupado com a falta de viagens de primeira classe kkkkk,quanto será q ganhou para dizer tanta bobagem???Alias,hj quem é este Zé??

    ResponderExcluir
  30. Não espere consciência de classe dos artistas brasileiros - tirando uma pequena parcela- eles não etão nem aí para o povo brasileiro. Com o avanço em alguns setores nota-se que a direita que patrocina esses reacionários cobram agora que eles se posicionem. Eles por sua vez acabam ficando do lado daqueles que colocam comida na sua mesa. Ou que pelo menos jantam todos na mesma mesa.

    ResponderExcluir
  31. Felipe Alcântara de |Azevedo e Munhoz5 de março de 2014 às 17:37

    Galera li toda a entrevista e não vi nada que justifique tais agressões ao cara. É direito dele opinar e ele usufruiu desse direito. Esse tipo de entrevista, transcrita, é um perigo tanto para o entrevistado como para o entrevistador, que precisa ser altamente atencioso com o que vai transcrever e publicar. Não podemos execrar o cara apenas por um trecho transcrito de uma entrevista veiculada na internet. Internet é um campo perigoso, e a toda hora aparecem "ativistas de plantão." Não precisamos negar que tá feio para todos que votaram no governo do PT por todos estes anos, assistir a uma avalanche de acusações de corrupção e roubalheira e o partido nada faz a não ser as tais vaquinha para pagar multas vultosas do alto escalão, agora preso, enquanto seus eleitores ficam atônitos, sem argumento sobre o quanto foi importante para a história do País ter a coragem de colocar no poder um metalúrgico e uma mulher. Os fatos estão nos envergonhando. ...Toda essa engrenagem já sente a ferrugem lhe comer..." Às vezes é preciso ouvir aquilo que não queremos ouvir para termos a coragem de ver aquilo que não estamos vendo ou não queremos ver. E aliás também acho que o Brasil não será campeão. E ele está certo em dizer que muitos dos que estão protestando hoje, irão assistir e torcer para a seleção de Felipão durante a copa. Ou seja essa história de protestos contra a copa, durante a copa tá mais para manipulação de massa com objetivos eleitoreiros do que para posicionamento do povo em relação às dificuldades pelas quais o nosso povo vem passando. "...Vocês que fazem parte dessa massa,
    Que passa nos projetos, do futuro
    É duro tanto ter que caminhar
    E dar muito mais, do que receber.
    E ter que demonstrar, sua coragem
    A margem do que possa aparecer.
    E ver que toda essa, engrenagem
    Já sente a ferrugem, lhe comer..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei pasmo com tanto ódio por apenas uma suposta ou tão pequenina frase. Vejo também a inversão moral dos valores, porque este ódio não é dirigido ou citado aos que roubam do dinheiro público, aos que usam com desfaçatez em sentidos opostos a realidade. Então, todo sentido moral de outrora, perde-se o valor na defesa daqueles que nos mostram imorais, mas heróis de um idealismo onde a liberdade é feito um pássaro de seda ou como um cego de improviso, no imenso salão da claridade, pois o idealismo mente e engana!
      Quero apenas completar minha coleção de CDs do Zé Ramalho enquanto aguardo ansioso ao próximo que virá!

      Excluir
  32. Gente, vcs não entenderam muito bem! Apesar de serem inteligentes.. Zé Ramalho nunca teve Jato! Sei algumas coisas que ele diz que agente fica meio assim (?) Mas o cara é assim mesmo, um ser humano, como a gente! Simples. Nunca teve papas na língua.. Já li sobre Zé Ramalho, inclusive o Livro que ele citou ah cima " O POETA DOS ABISMOS " por Henri Koliver. Ele é um cara direto, fala coisas que muitos de nos não concordamos. Mas que anda de jato?? Até podia ser! Ralou e rala para isso. Tanto ele, quanto a Banda "Z" voam com Avião fretado, comum.. Zé Ramalho chega a rodar 1.000 KM de ida, e 1.000 de volta para fazer shows.. É um cara que caminha na orla do Rio de Janeiro com sua esposa, cumprimenta ah todos. guardadores de Carro o cumprimentam, gritam de longe Avôhai! ele manda um alô!! Não se hospeda em Hotel chique, fotografa com pessoas humildes, também! É fato, sou testemunha! Chora ao ver um mendigo em baixo da ponte, compõe um disco intitulado. Sinais dos Tempos que é um verdadeiro alerta para a humanidade..

    Quanto a Copa do mundo, pensando bem não adianta se espernear agora, ta certo, aproveitamos o momento para meter o pal! Mas temos que fazer isso o ano inteiro! Principalmente em melhores estradas.. Contando que já estão dando um jeitinho, meia boca, mas estão, por conta da Copa, né!

    Eita, povo marcado povo feliz!

    No mais estou indo embora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço minhas as suas palavras.... mas o povo só lê o que quer...

      Excluir
  33. Comunista é tudo igual: Se é um artista de esquerda, como há milhões destes nesta merda de país, o cara "reaça" pode curtir o som e saber separar. Agora, se um cara resolve ser "reaça", já não presta mais e eles querem quebrar o CD. Essa é a democracia que eles querem: totalitarismo imbecil ditado por poucos da mesma laia.

    ResponderExcluir
  34. Sei que ele foi sincero. Seria falsidade dele pensar uma coisa e falar outra. Ele tem o direito de opinião.. como todos nós, antes de ser Artista, é um cidadão comum.. pessoas comuns erram e acertam. Assim como tem coisas que irritam agente, tem coisas que irritam a ele. O que importa para mim é o artista dele. O Profissional. O Zé Ramalho. O José Ramalho Neto é um cidadão comum.. Não é ser puxa saco, e sim, a minha opinião sobre tudo que envolve ele, sem mais.

    ResponderExcluir
  35. Grande Ze. Ramalho!Sempre a frente de seu tempo!Percebeu. Que comunismo é uma furada, coisa de vagabundos concessão corja metralha que vive bolsa esmola, etc!Seja bem vindo à realidade, irmaä.... Deus está conosco!

    ResponderExcluir
  36. bando de idiotas, alguns poucos se salvam nesses comentários!!!

    ResponderExcluir
  37. esse blog é de retardados mentais ou de auto-ajuda,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  38. Amigos,não podemos nos dispersar,é o que os facistas reaças e coxinhas querem.Temos que nos aglutinar na defesa de nossas convicções.Me entristece ninguém demonstrar defesa mais incisiva de nossos paises amigos,ameaçados pelo golpe da grande PIG,Venezuela,Cuba,Coréa do Norte,Irã e Siria.

    ResponderExcluir
  39. Todo apoio e solidariedade ao grande Zé Ramalho. Só mesmo uma búlgara usurpadora, dona de todas as companhias aéreas do planeta para, sob o manto da “igualdade” dilmolulistachavistacubanocomunista, mandar fazer poltronas apertadas e servir lanches incompatíveis com a nobreza dos outrora usuários exclusivos de aeronaves. Entretanto, há uma solução, utilizada por mim e, creio pela maioria do@frequentador@s desse síctio: ter sua própria aeronave. Evitam-se muitos dissabores, como encontros com porteiros de prédios, advogados disfarçados de nova classe C, por exemplo. Sugiro enfaticamente que o nobre cantos/compositor adote essa solução.

    ResponderExcluir


  40. O grande Zé Ramalho vem juntar-se a nós. Alvíssaras
    Mesmo para nós que só viajamos em Bombardier ou Gulfstream próprio, o nojo de entrar em aeroportos públicos é obrigatório. Ontem no Santos Dumont tentei passar por fora, e ir direto ao hangar onde estava meu aeroplano, mas o funcionário comunista da Embraer barrou-me. Um acinte. Fui obrigado freqüentar o mesmo espaço que pobres de bermuda, camiseta, havaianas e perfumes da Natura. Blerg, tive náuseas.
    Quanta saudades dos anos 70 quando desfrutávamos do glamour dos espaços nos aeroportos. Pobre ficava do lado de fora da cerca olhando as decolagens.
    Enquantho os agraciados de bom coração e puros de caráter, aguadávam os vôos com seus Armanis, Chaneis, Dolce & Gabbanas e Louis Vuittons. Ai, ai…

    ResponderExcluir
  41. Ele esqueceu de suas origens,para quem andava de pau de arara,ta muito metido para meu gosto.
    Em pensar que a musica dele foi referencia para um certo grupo,da até nojo desse cara.nunca mais irei comprar um cd desse cara.

    ResponderExcluir
  42. Zé Ramalho descreveu bem a parte do Avião: tipo, hoje em dia para um cidadão comum, que trabalha e paga seus impostos, querer um pouco de luxo é pecado. Mtas pessoas ao lerem a declaração de Zé, o chamaram de coxinha e elitista pq queria conforto em sua viagem. Não pode. Só quem pode ter luxo são os governantes, presidenta, ministros, deputados, etc. O cidadão nao pode. É bem assim, no comunismo, onde todo mundo é igual, MENOS quem governa que é tratado como rei.

    ResponderExcluir
  43. É uma pena que esqueceu o seu tempo de luta pelo o social,é uma pena que ele mesmo tenha esquecido da musica CIDADÃO que cantava como protesto,chão de Giz,o que os meios não fazem o ser humano.É como dizem dê poder ou riqueza a um homem e verás quem realmente ele é no seu caraté.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não disse que pobre não pode viajar de avião. Ele disse que nivelaram os vôos por baixo, e isso realmente é lastimável. Não se pode mais viajar com o conforto pelo qual se trabalha e pode pagar. Ele não tá desmerecendo ninguém. Um exemplo: Eu tenho uma TV Led 42''. Ralei muito pra comprar. Não quero mais usar uma TV 14'' de tubo de mercúrio. Só por isso sou reaça e digo que pobre não tem direito de comprar TV nova? Interpretar o escrito tá difícil pra esse pessoal.

      Excluir
  44. ta certo se tem dinheiro quem tem vai de primeira se paguei mais porque tenho que ser tratado como todo mundo trabalhei paguei . e outra se o cara é compositor e cantor tem mais que cobrar caro e vai trabalhar de graça? eu to quebrado hoje trabalho pra caramba mas se um dia eu conseguir ganhar muita grana ou ganhar na mega sena quero um avião só pra mim, to pagando , quanto a esse governo de bosta o brasil é um étimo país quem não presta é que governa ele o certo é eleições de ano em ano fez um ano troca agora o cara entra e passa 8 anos robando ai é pr se f,,, mesmo roubam ai não é roubo é desvio não são ladrões são corruptos não é presídio é prisão domiciliar o cara ta pouco ligando ta em casa so quem se ferra é o trabalhador , é isso ai tem grana cara tem que vir o melhor se tenho grana quero o melhor . t certo vei não é porque tu veio da pobreza que tem que ficar na pobreza, tem mais é que curtir o melhor

    ResponderExcluir
  45. Quanta idiotice! Esse despolitizado esquece que quem mais comprou seus discos foi a classe pobre do Nordeste. A classe que mais recebeu atenção do governo Lula e Dilma. Este idiota agora acabou, não se redescobriu como cantor e agora como gente. Se juntou aos canalhas que jamais comprariam um de seus discos. Aliás, não tenho um só disco desse idiota. E sou colecionador de CDs.Para de falar idiotices e vê se aprende seus idiota? Lula e Dilma foram os que mais reduziram a mortandade infantil e materna no Nordeste. Gente de sua terra. Se isso é ser voltado para o "social-comunismo" Viva Lula e Dilma! Por último:
    Renato Janine: o PT não é comunista

    O PT não é comunista
    Por Renato Janine Ribeiro
    De vez em quando, leio em blogs ou mesmo em cartas que recebo enquanto colunista deste jornal ataques aos "comunistas" do PT. Ora, é importante esclarecer algumas coisas. Todos têm o direito de divergir do Partido dos Trabalhadores e do comunismo. Mas é errado confundir um com o outro. Melhor aclarar alguns pontos, para que os adversários do PT ou do comunismo possam criticá-los sem incorrer nessa confusão.
    O PT não é ou foi comunista, nem por seu programa nem por sua história.
    http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/renato-janine-o-pt-nao-e-comunista

    ResponderExcluir
  46. Zé Ramalho está errado, certos estão vocês. Vejam de quando foi essa entrevista e vejam como está o Brasil de hoje. Governado por um partido de ladrões, cujos politicos não estão presos devido ao aparelhamento do Estado. Desemprego monstro; Inflação monstro; Taxa Selic monstro; Pib pífio; Espectativa de recuperação zero; Violência monstro; Segurança zero; Saúde zero; Educação zero...e vocês preocupados em viajarem de avião, cambada de vagabundos. Primeiro, invistam na educação de seus filhos, tenham uma casa para morar e depois vão pensar em viajar. Grande Zé Ramalho!!!

    ResponderExcluir
  47. Acha o Comunismo Chato, Mas Fatura Com Música do Vandré:
    https://www.youtube.com/watch?v=M89l0Lz7Ml4

    ResponderExcluir
  48. Caso seja verdade mesmo , sua fala pode ter sido estimulada pelos anos de uso de erva do Condado ...kkkk

    ResponderExcluir
  49. Interessante tanta criticas ao Zé Ramalho,em nenhum momento eu vi na entrevista ele afirmar q pobre não deveria andar de avião,em nenhum ponto eu vi ele criticando o pobre,vamos fazer uma analise o pobre tem acesso a passagens aéreas mais em conta,mas em compensação os acentos estão cada vez menores,a distancia entre os mesmos estão cada vez menores e para o pobre ter acesso a passagens aéreas mais em conta não existe mais primeira classe,pois a primeira classe era de um conforto sem igual,agora criticar o camarada que batalhou artisticamente para ter o dinheiro q tem hoje e quer ter mais conforto ,vcs tão de sacanagem ou vcs querem ter oque ele tem sem fazer esforço pois o comunismo que nada mais é que uma utopia alucinante prega a divisão ,que todos tem q ser iguais ,mas lembrem se essa igualdade pregada pelos comunistas só funciona para contribuir com a pobreza pois um servente de obra nunca vai ter o salario de um engenheiro em um país comunistas,mas em países comunistas um engenheiro ganha a mesma coisa que um operário,ou seja na utopia alucinante comunista a divisão não é para todos ficarem ricos e sim para todos ficarem pobres ,pois os únicos a ficarem ricos e manterem essa riqueza serão os ditadores comunistas....

    ResponderExcluir
  50. Grande Zé. Sempre admirei seu trabalho, e agora ganhou ainda mais meu respeito. Difícil é ver um grande artista assim não ser comprado com esses incentivos culturais do PT. Zé é realmente um ponto fora da reta.

    ResponderExcluir
  51. Os críticos do Zé Ramalho, devem ser comunistas ou militantes pagos para tal serviço. Afinal o cara usou o espaço para fazer uma reflexão sobre um governo que tenta enfiar um projeto comunista goela abaixo dos brasileiros. Usou como exemplo a questão do voo de 1.ª classe, apenas como exemplo; querendo apontar que trabalhar e ganhar pelos próprios méritos, num governo comunista não será garantia de obter serviço melhor, qualidade melhor etc mas que fatalmente dividirá com quem não trabalhou os frutos do seu suor;. não por escolha mas por imposição de um grupo instalado no poder. É muito diferente de gostar ou não gostar de pobre, de partilhar ou não partilhar. Já outros o criticam acusando de ser petista, ora! se acordou, se vai ajudar a tirar o PT, a hora é de incentiva-lo.

    ResponderExcluir
  52. Zé ramalho, que pena. Um cantor e compositor tão bom, e ser tão ignorante em política. Quem disse a você que o Comunismo visava a IGUALDADE entre as pessoas? Zé ! eu sou marxista convicto. Com 16 ou 17 anos eu já havia lido tudo de Max e Angels. Incluindo "O CAPITAL".. Esta heresia. Em respeito ati.(pra não dizer BURRADA). Foi inventada pelo os padres e a UDN, que hoje são o PSDB, PMDB e DEMOCRATAS, que são literalmente farinha do mesmo saco.Os mesmos que inventaram a tal "IGUALDADE". Inventaram também que comunista comia criancinha. Caro Zé, nós Nordestinos de outros tempos fomos tão enganados como se ainda fossemos índios. Ha 20 anos moro em Sales interior de São Paolo. Um professor meu amigo me disse que a lavagem cerebral atual é contra DILMA. E O POVO BRASILEIRO CONTINUA A SER ROUBADO E ENGANADO

    ResponderExcluir
  53. NADA SE GROXO. EU ASSINEI MEU NOME É: ELISEU PINTO TEIXEIRA. GROXO UMA PORRA!!!

    ResponderExcluir
  54. Amélia Bustamante de Freitas e Solza Barroso Lima.3 de maio de 2015 às 16:56

    Quem é das antigas sabe que, num passado não muito distante, tínhamos um verdadeiro banquete a bordo, que hoje transformou-se em uma barrinha de cereal ...culpa desse governo que não respeita as classe mais abastadas e distintas, produtores deste país e, que agora, quer fazer o papel de representante do populacho.Indignada!!!!!!!Fala mais Zé, estamos com vc!!

    ResponderExcluir
  55. Esse Blog é típico de um Coxinha Socialista, liberasta, que gosta de apanhar no rabo do Mensalão, Petrolão, Lava Jato, Pixuleco, Pedaladas e da Elite Marxista podre do PT golpista-comunista!

    ResponderExcluir
  56. Chega de Zé Ramalho, Fagner, Xangai, Fernando Mendes, Belchior, Manassés (músico), Ednardo....cada um desses na sua "ilha de conforto" e o resto do povo que se dane...! Estou totalmente decepcionado com Zé Ramalho da Paraíba!!!

    ResponderExcluir