quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Advogado afirma que jovens são pagos para participar de protestos


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1411107-advogado-de-suspeitos-diz-que-jovens-sao-pagos-para-tumultuar-protestos.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1411107-advogado-de-suspeitos-diz-que-jovens-sao-pagos-para-tumultuar-protestos.shtml
Caio da Silva Souza admitiu ter acendido o artefato que matou o cinegrafista da Band durante protestoFolha de SP (PIG) - O advogado Jonas Tadeu, que defende Caio da Silva Souza, disse que o seu cliente e outros jovens recebem dinheiro para promover "quebra-quebra" durante as manifestações. "Então, ele [Caio Souza] foi aliciado a participar de manifestações e, para cada manifestação que ele participava, com o intuito de 'vamos fazer um quebra-quebra', você ganha R$ 150", afirmou o advogado em entrevista à Globo News.

Caio Souza foi preso na madrugada de hoje na Bahia. Em entrevista também à Globo News, ele admitiu ter acendido o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Band. À polícia, porém, ele disse que só iria falar em juízo.

Na entrevista, o advogado enfatizou que o rapaz preso vive numa "situação miserável, não no sentido de ser um monstro, um criminoso, mas no sentido de sua situação financeira,
no sentido da pobreza extrema em que ele vive." O advogado, porém, não disse quem teria aliciado Caio ou outros jovens. Sugeriu, porém, que a entrevistadora investigasse partidos políticos(Seriam PSDB,DEMo, PSOL-PSTU), deputados e vereadores que teriam participação no aliciamento dos jovens para participar dos protestos. Ainda segundo o advogado, os rojões, máscaras e o dinheiro são entregues por quem alicia esses jovens.


Segundo o advogado, Souza e o tatuador Fábio Raposo, que também está preso por participação no caso, "tiveram a liberdade tomada por quem fomenta o terrorismo social". Preso na madrugada, Souza já foi encaminhado para uma penitenciária no Rio. Segundo a polícia, ele pretendia fugir para o Ceará onde ficaria na casa do avô.

Tadeu afirmou que desconhece o nome de quem é responsável por aliciar os jovens e que seus clientes sabem apenas os apelidos deles.

Ele também negou que Souza e Raposo sejam adeptos à tática Black Bloc.

Ainda segundo o advogado, Souza e Raposo não têm condições financeiras de pagar um advogado, mas optou em ajudá-los porque já conhecia Raposo.

Souza admitiu, em entrevista à Rede Globo, que acendeu o rojão que atingiu o cinegrafista no protesto realizado na quinta-feira (6) no centro do Rio. Ele afirmou, no entanto, que não tinha a intenção de atingir ninguém e que pensou que o artefato era um "cabeção de nego" [um artefato que funciona como uma bomba e que não é projetado com um rojão].

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1411107-advogado-de-suspeitos-diz-que-jovens-sao-pagos-para-tumultuar-protestos.shtml

Um comentário:

  1. Sugeriu, porém, que a entrevistadora investigasse partidos políticos, deputados e vereadores que teriam participação no aliciamento dos jovens para participar dos protestos. Ainda segundo o advogado, os rojões, máscaras e o dinheiro são entregues por quem alicia esses jovens.

    ResponderExcluir