quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

26 de dezembro,120º aniversário de nascimento do grande revolucionário comunista chinês Mao Tsetung.

No próximo dia 26 de dezembro de 2013 se comemora o 120º aniversário de nascimento do grande revolucionário comunista chinês Mao Tsetung.
A revolução de 1949 tirou 400 milhões de pessoas da miséria e a China, até meados dos anos 70, realizou a construção do socialismo, passando pela Grande Revolução Cultural Proletária.
Durante toda esta época, Mao Tsetung foi o principal dirigente do Partido Comunista e seus aportes teóricos são de grande contribuição para o marxismo. A vida do Grande Timoneiro foi inteiramente dedicada à causa do proletariado chinês e internacional.
A imprensa popular não compactua com a historiografia burguesa, que todos os anos tenta apresentar Mao Tsetung (assim como outros líderes comunistas) como um "ditador genocida", "sanguinário" e outras mentiras mais.


Mao Tse-Tung, o grande timoneiro da revolução chinesa




                   Mao Tse-Tung


O grande timoneiro da revolução chinesa



Mao Tse-Tung (1893 - 1976) foi um teórico chinês, político e líder comunista revolucionário. Ele liderou a República Popular da China desde a sua criação em 1949 até sua morte em 1976. Sua contribuição teórica para o marxismo-leninismo, estratégias militares, e suas políticas comunistas são conhecidas coletivamente como Maoísmo. Mao continua sendo uma figura controversa na atualidade, com um legado importante e igualmente controverso e constante. Na China é visto oficialmente como um grande revolucionário, estrategista, mentor político e militar e salvador da nação. Muitos chineses acreditam também que, através de suas políticas, ele lançou os fundamentos econômicos, tecnológicos e culturais da China moderna, transformando o país de uma ultrapassada sociedade agrária em uma grande potência mundial. Além disso, Mao é visto por muitos como um poeta, filósofo e visionário. Como conseqüência, seu retrato continua a ser caracterizado na Praça Tiananmen e em todos os cantos da China!

Leia:

O livro Vermelho - Mao Tsé-Tung


Um comentário:

  1. A revolução de 1949 tirou 400 milhões de pessoas da miséria e a China, até meados dos anos 70, realizou a construção do socialismo, passando pela Grande Revolução Cultural Proletária.

    ResponderExcluir