terça-feira, 28 de maio de 2013

"O Vermelho assume o papel de guia na luta dos comunistas"

Do Portal Vermelho

“A Rádio Vermelho desenvolveu um brilhante e necessário trabalho, que muniu com as informações necessárias para o embate político quem a acompanhou ao longo deste ano”, externou durante entrevista Mário César Fonseca (na foto), ouvinte da Rádio Vermelho e presidente do PCdoB em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 
"Como um ouvinte que está sempre ligada na Rádio, observei que ela contribuiu para intensificar o trabalho de todos que constroem o Portal Vermelho,que já conta com mais de uma década de funcionamento e que se insere no contexto de fortalecimento dos meios alternativos de comunicação no Brasil. Meios esses que contribuem para o desvendamento do que é proposto pela chamada mídia burguesa", destacou Mário César.

Segundo ele, a mídia burguesa joga um peso muito grande na realidade política do país. "Essa mídia burguesa está a serviço dos interesses econômicos e políticos de uma minoria da nossa sociedade, do grande capital financeiro, do imperialismo. E quando observamos experiências como o Portal VermelhoTV Vermelho e a Rádio Vermelho, isso nós dá fôlego para intensificar a nossa luta, pois observamos a amplificação de uma opinião alternativa do que é colocado".
Mário explicou que quando o Partido defende em seu Programa a Reforma da Mídia, é porque ele tem o domínio de que não avançaremos na luta enquanto os meios de comunicação estiverem a serviço de um pensamento conservador, retrógrado e que atende aos interesses de poucos. "As estruturas conservadoras se opõem ao processo de mudanças, se opõem a perspectiva de construção de uma nova sociedade. E o que oPortal Vermelho, bem como a Rádio e TV, realiza é o enfrentamento desse pensamento, numa luta de ideias diária, ou seja, ele assume um papel de guia na luta dos comunistas".

Papel da mídia alternativa

Para o dirigente, os meios alternativos de comunicação tem o importante papel de pautar a agenda dos movimentos sociais na luta pela regulamentação do setor, na perspectiva da democratização dessa mídia burguesa.

Ele lembra que "a velha mídia milita contra tudo que se refira à mudança nas estruturas conservadores de poder. Ela milita contra a integração na América Latina, mas está a favor dos interesses imperialistas; ela milita contra a democratização do Estado brasileiro".

Sobre o debate em torno na regulamentação, Mário César frisa que regular não é controlar. “Valendo-me da opinião da presidenta Cristina Kirchner, queremos um marco legal para as comunicações, não para controlar os meios, mas para evitar que a nossa sociedade seja contralada. É preciso por um fim a investida desta velha mídia, que nada mais faz do que desempenhar um papel nefasto ao longo da história do nosso país, mas, sobretudo, no momento atual".

Para o dirigente, "a mídia alternativa, e Rádio Vermelho e o nosso Portal, contribui para fortalecer essa luta, que vai além da democratização, ela busca o desenvolvimento soberano e democrático do nosso país. O Brasil precisa se inspirar nos modelos desenvolvidos na América Latina e enfrentar de maneira mais decidida a questão dos meios de comunicação no país. O PCdoB entende isso, nós militantes entendemos isso, e essa é a nossa defesa".

Ouça a íntegra da entrevista:

 

Um comentário:

  1. O Partido defende em seu Programa a Reforma da Mídia, é porque ele tem o domínio de que não avançaremos na luta enquanto os meios de comunicação estiverem a serviço de um pensamento conservador, retrógrado e que atende aos interesses de poucos.

    ResponderExcluir