sexta-feira, 31 de maio de 2013

Indígena morre baleado durante reintegração de posse no MS

Do Portal  Vermelho


Um indígena morreu na manhã desta quinta-feira (30) após ser baleado no peito em um conflito durante uma reintegração de posse no município de Sidrolândia, região leste do Mato Grosso do Sul. 


Policiais federais, militares e mais de 500 indígenas da etnia terena entraram em confronto por volta das 8 horas, quando um mandado era cumprido nas fazendas de Cambará e Buriti, a cerca de 170 quilômetros de Campo Grande.

Leia também:
CDDH denúncia “clima de terrorismo” em reintegração em MS


O confronto aconteceu no momento em que a força policial entrou nas fazendas, que são vizinhas. Outras pessoas se feriram. Informações dos líderes indígenas dão conta de que outros três índios também foram baleados, porém não correm risco de morte.

Bastante nervoso, um indígena, que não quis se identificar, relatou que cerca de 50 policiais federais e da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) chegaram às 6h da manhã. Ele relata que foram pegos de surpresa, pois aguardavam serem intimados da decisão por um oficial de justiça.

A aldeia tem ao menos 3 mil índios e ocupa a fazenda desde o dia 15 de maio. Eles reivindicam 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terra indígena.

Informações das agências


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=214948&id_secao=8

Um comentário:

  1. Policiais federais, militares e mais de 500 indígenas da etnia terena entraram em confronto por volta das 8 horas, quando um mandado era cumprido nas fazendas de Cambará e Buriti, a cerca de 170 quilômetros de Campo Grande.

    ResponderExcluir