terça-feira, 2 de abril de 2013

Socialismo: Maioria dos russos quer a volta da União Soviética


Maioria dos russos quer a volta da União Soviética


“Com o fim da União Soviética minha vida desmoronou. Antes eu vivia bem, podia sair de férias, podia passear nas montanhas. Hoje, não posso nem visitar meu irmão em outra cidade”. Essa declaração, do Sr. Evgueni, 49 anos, trabalhador da limpeza urbana de Moscou, mostra bem o sentimento da maioria dos russos em relação ao fim da URSS.


Em pesquisa realizada neste -21/02/13-mês pelo Instituto Levada de Moscou, 61% dos russos querem a volta da União Soviética. Na verdade, esse desejo é muito mais que um sentimento saudosista, pois outra pesquisa da WPO revela que nada menos 85% dos russos são favoráveis a reestatização das várias das empresas privatizadas, principalmente do setor energético/petrolífero.

Passados mais de 20 anos do golpe que derrubou a URSS, a população percebe claramente a drástica queda em seu padrão de vida e sofre na pele as conseqüências do regresso ao capitalismo. As promessas de mais desenvolvimento e liberdade feitas pelos defensores do capitalismo hoje estão completamente desmoralizadas. Em 2002, mais de um terço (36,2%) da população economicamente ativa estava desempregada, e a Rússia era, ao lado dos EUA, o país com o maior número de presidiários (7,3 por mil habitantes). Apesar de nos faltar uma pesquisa mais recente é muito pouco provável que tenha havido uma mudança significativa nesses números.

De uma nação soberana e admirada por todo o mundo, a Rússia tornou-se um país governado por máfias que se apoderaram primeiro do Partido Comunista e depois de todo o Estado, e o transformaram em uma máquina de enriquecimento pessoal.

Diante de tudo isso, a aposentada russa, Natalia Kokoreva, 60 anos, resume bem o que pensam os russos: “Não temos nada o que comemorar”.
Humberto Lima
Para ler sobre a pesquisa do Instituto Levada acesse:
news.yahoo.com/s/afp/20061208/lf_afp/russiaussranniversary_061208201505
Para ver a pesquisa do WPO (World Public Opinion) acesse:
Para ler sobre o desemprego na Rússia acesse:


7 comentários:

  1. “Com o fim da União Soviética minha vida desmoronou. Antes eu vivia bem, podia sair de férias, podia passear nas montanhas. Hoje, não posso nem visitar meu irmão em outra cidade”. Essa declaração, do Sr. Evgueni, 49 anos, trabalhador da limpeza urbana de Moscou, mostra bem o sentimento da maioria dos russos em relação ao fim da URSS.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. não foi a mafia que se apoderou do PC... foi o PC se transformando em camarilha que se transformou em máfia. Trotsky estava certo

    ResponderExcluir
  4. São uns verdadeiros vagabundos socialistas. O povo russo e de outros países da ex-URSS ainda estão acostumados com as "mordomias" estatais do regime comunista, por isso vão viver na mediocridade. O motivo disso é que para prosperar no capitalismo, é preciso livre iniciativa e interesse em empreender, e isso não significa que é preciso ser necessariamente rico para essa iniciativa, no Brasil, por exemplo, as pessoas trabalham muito, sejam em empresas públicas, privadas em empreendimentos próprios ou no mercado informal e conseguem o que precisam para sobreviver muito mais que isso. Já vagabundo socialista, não. Eles querem que o seu deus Estado lhes dê de tudo. Vão trabalhar vagabundos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus como vc é burro cara! Como vc chama os caras de socialistas por viverem mordomia? vc acha então que tinha mordomia pra todos socialistas? Cacete, vá ser burro assim no inferno, huahuahuahauhau

      Vá ler e estudar porra. Quanta merda

      Excluir
  5. AQUI NO BRASIL EXISTEM CRIATURAS QUE CONSEGUEM CHAMAR DE VAGABUNDOS MESMO OS QUE ESTUDAM E TRABALHAM COM DIGNIDADE;SÓ PORQUE NÃO TÊM MUITO DINHEIRO(100.000 REAIS PARA CIMA)!" VAGABUNDO" É PALAVRA BEM ESTÚPIDA!
    O TERMO VAGABUNDO É ANTI-CRISTÃO! HOJE,DEVEMOS SEMPRE RESPEITAR QUEM TRABALHA OU NÃO. DEVEMOS REZAR E NOS AJUDARMOS POR UM MUNDO MELHOR SEJA AQUI, COMO EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA.

    ResponderExcluir
  6. Crodi, não vale nem a pena responder a um imbecil desses. Certamente é mais um zumbi midiático criado pela "Grobo". Ignorância e coxismo, a gente vê por aqui...

    ResponderExcluir