segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quando governo e grande parte do Congresso se dobra diante das pressões dos evangélicos


O Brasil não é um Estado laico? Estado laico não significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso? Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

Por Cláudio Ribeiro

Eu estou ficando cansado destes pastores como o Marcos Feliciano picareta da fé que se aproveitam da ingenuidade das pessoas para obtenção poder. Pergunto por que sou de perguntar: Não foi Jesus Cristo a primeira pessoa a ensinar o laicismo, o princípio filosófico que defende a neutralidade do governo quanto a assuntos religiosos e a completa separação do Estado das igrejas?
Antes que digam qualquer coisa, “ta bom”: Sou um ateu. Convicto ateu. Mesmo sem crer na Bíblia, sei o que é Bem e o que é Mal. E é bom lembrar que no contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Respeito.
Em Lucas 4 conta-se que no deserto, foi o diabo que ofereceu a Cristo o poder secular de governar os homens: "E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu." Quanto a isso a esta proposta a resposta de Jesus foi que seu interesse não era o domínio dos homens, mas a adoração de Deus.
Em Mateus 22, alguns fariseus perguntam a Jesus se eles devem ou não pagar impostos a Roma, numa tentativa de fazê-lo se envolver com questões políticas da época. Ele pegou uma moeda e perguntou: de quem é este rosto? De César, responderam-lhe. Então Jesus deu sua resposta que ecoa até hoje no mundo como um símbolo da separação entre as questões espirituais e terrenas: "Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
O Estado é o campo próprio das políticas públicas, e é legítimo (já estou em duvidas, achando que não – principalmente quando um pastor/político usando do púlpito de sua igreja ataca seus adversários no congresso ou em outra casa de Leis) que igrejas e outros organismos da sociedade queiram influenciar o rumo dessas políticas. O problema é quando as igrejas – e outros organismos da sociedade – se comportam como se fossem partidos políticos e usam sua capacidade de influir nas eleições para reivindicar privilégios diante do Estado. Os interesses corporativos das igrejas são defendidos de uma forma bastante usual dentro das práticas do Parlamento: a fisiologia, mentira e enganação.
A ascensão e o fortalecimento dos evangélicos na arena política se relacionam mais com a defesa de interesses corporativos de algumas igrejas do que a valores propriamente religiosos. 
A verdade é que a fraqueza do sistema partidário brasileiro favorece a inserção dos “políticos de Cristo”, que se distribuem por diferentes partidos, de acordo com as negociações com dirigentes e maiores possibilidades eleitorais em cada local. Já irão dizer: lá vai o Cláudio falar no seu partido o PCdoB. Não, não irei. Mas vamos deixar claro que para abrir (fundar) um partido é muito mais difícil pelas formas exigidas pela lei.
Já para abrir uma igreja basta apenas de R$ 518,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos). É tudo muito simples. 
Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis. 
Com o registro da Igreja Picareta do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, pode-se abrir uma conta bancária na qual se faz aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levar a coisa adiante, pode se livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja. E Rádio, muitas concessões. Por todo o Brasil. De cada 10 emissoras de rádio, 9 são evangélicas.
Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório e direito a prisão especial.
Ah! Uma última coisinha: para abrir a sua tão sonhada igreja é ter sempre em mãos e em mente um mínimo de conhecimento sobre a atual condição da liberdade de culto no Brasil. Ai quando alguém, assim que nem o Cláudio Ribeiro, vier falar qualquer coisa contra sua igreja e sua comunidade evangélica você poderá mostrar que conhece seus direitos e sabe que o Estado está do seu lado e tem certeza que o povo muito dificilmente fará uma analise profunda com consciência critica da realidade. 
E sabendo, tanto Marcos Feliciano e outros tantos que a Bíblia sempre é sua maior arma com sua “verve” quase sempre recheada de má fé, poderá usando-a com o testemunho dos membros da igreja guiados conforme os seus não confessados interesses, gritar bem alto: Veja ele representa satanás!!!


Cláudio Ribeiro
Jornalista-Compositor

Leia também:

Frase do CQC é digna de torturador

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "A verdade é que a fraqueza do sistema partidário brasileiro favorece a inserção dos “políticos de Cristo”, que se distribuem por diferentes partidos, de acordo com as negociações com dirigentes e maiores possibilidades eleitorais em cada local. Já irão dizer: lá vai o Cláudio falar no seu partido o PCdoB. Não, não irei. Mas vamos deixar claro que para abrir (fundar) um partido é muito mais difícil pelas formas exigidas pela lei."

    ResponderExcluir
  3. HA COISAS NA BIBLIA que nao se pode levar ao pe da letra essa mesmo de que o diabo foi a Jesus Cristo Oferecer o mundo é coisa de imbecil que inventou tudo isso.Como sabemos a biblia foi escrita em 3 idiomas hebraico,aromaico e grego, e sofreu muita influencia dos padres e de muita gente que a decifrou, cada um a seu modo. e muita coisa tambem foi colocada no livro que nao tem nada a ver. mais nem por isso Podemos diminuir o papel de Jesus na terra. Ele foi um enviado vias supériores pára trazer uma mensagem, assim como Joao Batista, e muitos cientistas tambem, Estamos muito aquem de compreender a vida como um todo. Estamos muito aquem de compreender Deus porque a meu ver ele é completamente diferente de tudo que se prega na terra. Mas o universo é inteligente, ha muita inteligencia no universo, como por exemplo os planetas que ficam sempre certinho em volta do sol. O PROPRIO soL QUE TEM LUZ propria e nao sabemos porque ele brilha ha bilhoes de anos sem apagar uma vez sequer. Se os ateus poderem me explicar isso nao inventando situaçoes cientifica que muitas vezes nem pode provar, mais com prova mesmo que tudo que estar ai é por um acaso. que somos apenas um acaso. que nossa inteligencia simplemente surgiu do nada. ai talvez eu posso entender o ateismo. mais por enquanto tudo que vi e li quando falam nao convence um macaco quanto mais um ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Eles nao sao politicos de Cristo é errado voce se referir assim. Eles enganam a fe de gente ingenua se dizendo politicos de Cristo. COM ISSO conseguiram chegar ao parlamento pois deveria se ter uma lei que padres, evangelhicos nao poderia concorrer a cargos publicos vereador, deputado e senador. PORQUE estou vendo a hora de transformarem o Brasil numa batalha RELIGIOSA. Agora usar o nome de Jesus nao estar correto. pois Jesus nunca pregou em SINAGOGA ALGUMA PREGA NOS CAMPOS.

    ResponderExcluir
  5. por fim concordo com voce claudio sobre e enxurrada de pastores evangelhicos que vivem da exploraçao da fe de pessoas humildes que pegam seu salario que ja é pouco para dar 20% para um vagabundo desse andar de carro importado, e sair comprando emissoras de tv de radio e evasao de divisas, tanto ele como o malafaia sao dois enganadores da fe humana. mais nada disso tem a ver com CRISTO como voce mesmo disse Cristo nao ensinou nada disso a eles.

    ResponderExcluir
  6. AQUI UM PEQUENO TRECHO TIRADO SOBRE A OPUS DEI

    A Opus Dei (do latim, Obra de Deus) foi fundado em outubro de 1928, na Espanha, pelo padre Josemaría Escrivá. O jovem sacerdot...e de 26 anos diz ter recebido a “iluminação divina” durante a sua clausura num mosteiro de Madri. Preocupado com o avanço das esquerdas no país, este excêntrico religioso, visto pelos amigos de batina como um “fanático e doente mental”, decidiu montar uma organização ultrassecreta para interferir nos rumos da Espanha. Segundo as suas palavras, ela seria “uma injeção intravenosa na corrente sanguínea da sociedade”, infiltrando-se em todos os poros de poder. Deveria reunir bispos e padres, mas, principalmente, membros laicos, que não usassem hábitos monásticos ou qualquer tipo de identificação.

    O ápice da Opus Dei ocorreu em outubro de 2002, quando seu fundador foi canonizado pelo papa numa cerimônia que reuniu 350 mil simpatizantes na Praça São Pedro, no Vaticano. A meteórica canonização de Josemaría Escrivá, que durou apenas dez anos, quando geralmente este processo demora décadas e até séculos, gerou fortes críticas de diferentes setores católicos. Muitos advertiram que a Opus Dei estava se tornando uma “igreja dentro da Igreja”. Lembraram um alerta do líder jesuíta Vladimir Ledochowshy que, num memorando ao papa, denunciou a seita pelo “desejo secreto de dominar o mundo”. Apesar da reação, o papa João Paulo 2º e seu principal teólogo, Joseph Ratzinger, ex-chefe da repressora Congregação para Doutrina da Fé e atual papa Bento 16, não vacilaram em dar maiores poderes a Opus Dei.
    Há também fortes indícios de que Josemaría Escrivá nutria simpatias por Adolf Hitler e pelo nazismo. De forma simulada, advogava as ideias racistas e defendia a violência. Na máxima 367 do livro Caminho, ele afirma que seus fiéis “são belos e inteligentes” e devem olhar aos demais como “inferiores e animais”. Na máxima 643, ensina que a meta “é ocupar cargos e ser um movimento de domínio mundial”. Na máxima 311, ele escancara: “A guerra tem uma finalidade sobrenatural… Mas temos, ao final, de amá-la, como o religioso deve amar suas disciplinas”. Em 1992, um ex-membro da Opus Dei revelou o que este havia lhe dito: “Hitler foi maltratado pela opinião pública. Jamais teria matado 6 milhões de judeus. No máximo, foram 4 milhões”. Outra numerária, Diane DiNicola, garantiu: “Escrivá, com toda certeza, era fascista.”

    ResponderExcluir
  7. estou de acordo com o vc Tadeu, onde está escrito que Deus quer dinheiro, Jesus Cristo quando esteve aqui era simples e humilde. Nuca pediu dineiro, pregou a humildade. Agora esses pastores evangélicos estão enriquecendo às custas da fé dos pobres , fazem uma lavagem cerebral nestes e o fazem darem o que não tem. Inventam toda série de coisas para tirar dinheiro. Outro dia lí que até tijolinhos de R$ 1,99 estavm sendo vendidos por R$ 200,00, para terem sua casa no céu. Pode isso? Absurdo. Mas, tem um porém, todos têm direito as crenças religiosas e estas não podem ser proíbidas. Mas, no final quem vai prestar contas são esses safados que enganam essas pessoas que são inocentes, como na política, pessoas que são enganadas por políticos corruptos, estas podem sofrer, mas quando partem não sofrem, mas os opressores na hora de prestarem contas....a conta sai cara...Nada como ter caráter e ser honesto nesse mundo, por mais surra que vc leve....no final tem a recompensa divina eu acredito nisso. Já ví pessoas que aprontaram comigo pagando com a mesma moeda e nunca desejei nada. Mas aqui se faz e aqui se paga, nada se passa aos olhos de Deus.
    Você citou Hitler que assassinou milhares de judeus e o que aconteceu com ele? no final ele perdeu tudo e teve que fugir. Para não fazer o mesmo com ele. Nada é para sempre. O poder sobre as pessoas principalmente. As pessoas que hj tem o poder e pisam nas pessoas, amanhã caem doentes e sofrem com doenças terríveis....eu já ví muito disso. Temos que ser sempre honestos, solidários e nunca pensar que o poder e o dinheiro é tudo, principalmente o dinheiro alheio...dinheiro ganho sem o nosso trabalho, ele evapora. Esses evangélicos vão ter o deles, o castigo vai ser duro....usando o nome de Deus para enriquecer....e políticos também....tirando do povo, da saúde, da educação, da segurança, para enriquecer ilicitamente, para ter o poder...tem um fim triste...é a lei de Deus.

    ResponderExcluir