domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bradley Manning, encarcerado a 1000 dias por tentar falar



por Danilo R. Paiva

23/02/2013 - o dia de hoje é um marco simbólico, mas nada comemorativo para Bradley Manning: ele completa hoje 1000 dias preso. 

Bradley Manning era um soldado da inteligência do exérctito dos EUA (muito embora "inteligência" e "exército" não caibam na mesma frase) que, ao se deparar com crimes cometidos por seus pares no Iraque, resolveu denunciá-los. Foi ele quem tornou públicas as imagens de um grupo de soldados abrindo fogo contra civis iraquianos desarmados, num episódio onde morreram, além dos iraquianos, dois repórteres da Reuters. Também suspeita-se que ele tenha sido o responsável pelo vazamento de todos os documentos secretos dos EUA publicados na WikiLeaks.

Leia também:


Yoani se hospeda em hotel 5 estrelas e passa o domingo passeando na cidade maravilhosa


Acusado de "ajudar o inimigo" e alta traição, Bradley está há 1.000 trancado numa prisão militar. Nesse período nunca foi formalmente acusado e nunca foi posto em frente a um juiz para se defender e pedir habeas corpus. Está há mais de um ano em confinamento solitário, sofre abusos físicos e psicológicos. Quando, e se for julgado, provavelmente pegará prisão perpétua ou pena de morte.

Seu "crime", repito, foi divulgar e tornar públicas provas que comprovam crimes de guerra cometidos pelo exército dos EUA no Iraque.

Bradley Manning completa 1000 dias preso e provavelmente pagará com a vida por ter denunciado crimes do exército dos EUA. E aquela paspalha da yoani é tratada por idiotas e pelos mesmos que mantém Bradley preso como "mártir pela liberdade". O mundo realmente é um lugar estranho...




Um comentário:


  1. Seu "crime", foi divulgar e tornar públicas provas que comprovam crimes de guerra cometidos pelo exército dos EUA no Iraque.

    ResponderExcluir