quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alice Portugal (PCdoB) anuncia luta das mulheres na Câmara neste ano




Portal Vermelho


A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) comemorou o resultado, nesta quarta-feira (20), da primeira reunião da bancada feminina com o novo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN). “Nesta conversa, garantimos alguns itens importantes. Foi uma manhã muito produtiva, em que as 44 deputadas se posicionaram em defesa das mulheres brasileiras”, disse em discurso, após a reunião. 


Ele anunciou que o mês de março será um mês do protagonismo feminino na Câmara dos Deputados. “Aprovaremos projetos da lavra de mulheres e de homens que tratam dos interesses das mulheres brasileiras. São projetos importantes, relacionados com a democracia, com a saúde e com a nossa equidade de gênero no mundo do trabalho”, afirmou.

A bancada feminina da Câmara se reuniu nesta quarta-feira para definir uma agenda prioritária de trabalho para 2013 e discutir os desafios da bancada, como também, solicitar do presidente empenho na melhoria da infraestrutura da Procuradoria Especial da Mulher.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), elencou as prioridades da bancada destacando a aprovação das pautas relacionadas às temáticas da mulher, em especial, o Projeto de Lei de autoria da deputada Alice Portugal, que trata da igualdade de oportunidade para mulheres e homens no mercado de trabalho, matéria de interesse nacional que permite combater a discriminação no acesso e incentivar a permanência no mercado de trabalho.

Alice Portugal defende também a presença da representação da bancada feminina no Colégio de Líderes, para garantir a opinião e compreensão de fatores de gênero nas diversas propostas em discussão na Casa. “Muitas vezes não se tem a ideia de como dezenas de projetos influenciam no dia a dia das mulheres”. 

Condições de trabalho

A deputada defende ainda uma melhoria na infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos da bancada, “temos exemplos, de diversos parlamentos em outros países, de iniciativas e de boas práticas que colaboram para o melhor desempenho das atividades das bancadas femininas”.

O presidente da Câmara, Henrique Alves, disse que será importante para esta nova gestão deixar algum legado relacionado com a valorização da mulher no parlamento. Durante a reunião também foram debatidos o encaminhamento de outros projetos para aprovação, o direito de voto da bancada feminina na reunião do Colégio de Líderes e a solicitação de uma audiência com a Presidente Dilma Rousseff .

As mulheres compõem 51,5% da população brasileira – o que equivale a mais de 100 milhões de brasileiras. Na Câmara, essa proporção é diferente: dos 513 parlamentares, apenas 44 são mulheres (8,57%).

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Alice Portugal


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=206433&id_secao=1

Um comentário:

  1. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) comemorou o resultado, nesta quarta-feira (20), da primeira reunião da bancada feminina com o novo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN). “Nesta conversa, garantimos alguns itens importantes. Foi uma manhã muito produtiva, em que as 44 deputadas se posicionaram em defesa das mulheres brasileiras”, disse em discurso, após a reunião.

    ResponderExcluir