quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rússia adverte Israel e Ocidente contra ataque a Irã


Do Portal Vermelho


A Rússia advertiu Israel e o Ocidente nesta quarta-feira (23) contra qualquer ataque militar a instalações nucleares iranianas. Falando em sua coletiva de imprensa anual, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que "as tentativas de preparar e implantar ataques a instalações nucleares iranianas e em sua infraestrutura como um todo são uma ideia muito, muito perigosa. Esperamos que essas ideias não sejam concretizadas", disse.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sugeriu fortemente uma possível ação militar para impedir o Irã de desenvolver uma bomba atômica. Em um discurso de vitória eleitoral nesta quarta-feira (23), ele disse que impedir o Irã de obter armas nucleares seria o principal desafio para o novo governo.

Lavrov sugeriu que Teerã deve ser mais rápido em cooperar sobre as inspeções de suas instalações nucleares. Referindo-se a conversações em que a AIEA vem tentando negociar um acordo para inspetores terem acesso a instalações, funcionários e documentos, afirmou: "Os iranianos disseram que querem que este documento seja concordado por inteiro. Achamos que nossos colegas iranianos poderiam fazer isso um pouco mais rápido."

Falando de negociações separadas entre o Irã e seis potências mundiais que estão tentando garantir que o país não busque um programa de armas nucleares, Lavrov disse estar confiante que uma nova rodada de negociações será realizada, mas afirmou que um local ainda não tinha sido acordado.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=204316&id_secao=9




O Irã nega que esteja tentando desenvolver um arsenal nuclear e diz que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos. 

Com Reuters

Um comentário:

  1. A Rússia advertiu Israel e o Ocidente nesta quarta-feira (23) contra qualquer ataque militar a instalações nucleares iranianas. Falando em sua coletiva de imprensa anual, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que "as tentativas de preparar e implantar ataques a instalações nucleares iranianas e em sua infraestrutura como um todo são uma ideia muito, muito perigosa. Esperamos que essas ideias não sejam concretizadas", disse.

    ResponderExcluir