terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Para cada branco assassinado, sete negros são mortos


Para cada branco assassinado, sete negros são mortos


  Do Portal Vermelho


Para cada pessoa branca vítima de homicídio no Distrito Federal, sete negros são assassinados. É o que revela o "Mapa da Violência", estudo da Secretaria de Políticas e Promoção da Igaualdade Social do Governo Federal.


A taxa desigual nas mortes do DF é mais que o dobro da média nacional, que é de três mortes de negros para uma de brancos. A Paraíba tem o maior índice de assassinatos de negros em relação a brancos em todo o país: são 40 para um. Os estados do Sul são os únicos em que o fenômeno não ocorre, com proporção de cinco brancos assassinados para cada negro no Rio Grande do Sul.

Os números se referem ao número absoluto de mortes violentas em 2010 e não levam em conta a proporção entre brancos e negros entre a população dos Estados.

Caso se leve em consideração o tamanho da população negra e branca, o DF tem cinco negros mortos para cada branco, uma diferença de 406% nos índices de homicídios entre as duas raças. Nesse quadro, o DF fica em quarto entre as unidades da federação com mais desigualdade, atrás da Paraíba (1.824%) , Alagoas (1.713%) e Pernambuco (609%).

O levantamento mostra ainda que o índice de assassinatos de negros no DF aumentou 20,6% entre 2002, quando 632 mortes foram registradas, e 2010, com 762. Já a taxa de homicídios de brancos cresceu 8,7% no mesmo período, aumentando de 103 para 112 casos.



http://www.vermelho.org.br/df/noticia.php?id_noticia=200259&id_secao=64




Nenhum comentário:

Postar um comentário