sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Netinho quer apoio federal no combate ao genocídio negro


Netinho quer apoio federal no combate ao genocídio negro


ANUNCIADO NO DIA 28 COMO TITULAR DA SECRETARIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, O VEREADOR NETINHO DE PAULA (PCDOB) DECLAROU AO PORTAL VERMELHO SÃO PAULO QUE SUA PRIMEIRA IDEIA É PEDIR APOIO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA CONTER A VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE DA PERIFERIA PAULISTA, QUE VITIMIZA SOBRETUDO JOVENS NEGROS.


Railidia Carvalho
Netinho secretario

Proposta de campanha do candidato a prefeito Fernando Haddad, a Secretaria terá como prioridade ações voltadas para a mulher e a juventude negras. A afirmação foi feita pelo próprio prefeito eleito durante a entrevista coletiva em que anunciou mais sete novos secretários.

“Antes de mais nada é uma grande oportunidade da gente estruturar o que vem sendo um luta do movimento negro nos últimos anos. Fazer uma releitura das questões étnicas na cidade”, avaliou Netinho. 

Netinho ainda citou a necessidade de implementação imediata da lei 10.639 do ensino da História da África nas escolas e também do debate sobre cotas em São Paulo. “As cotas são a grande luta mas não só nas universidades públicas mas também no setor privado”, completou.

Segundo ele, será necessário muito diálogo, paciência e trabalho para trazer para São Paulo ações importantes de combate à desigualdade racial.

Vontade política

Simone Nascimento, presidente municipal da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), disse que é um marco ver se materializar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial em São Paulo.

“A cidade e o estado também resistem às políticas afirmativas. Netinho de Paula que é uma liderança política que tem a vivência do preconceito e também uma personalidade muito popular, dará visibilidade às reivindicações do movimento negro”, lembrou.

“Temos as políticas, podemos implantar, mas não há vontade política. Agora com a secretaria demos o primeiro passo para viabilizar demandas históricas”, declarou.

Trajetória de luta pela Igualdade Racial

Para o presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Wander Geraldo, o convite feito ao Partido pelo prefeito Haddad só confirma a trajetória do PCdoB neste segmento. “É o partido dos esportes, das mulheres, da juventude e também tem tradição de luta no combate ao racismo”, enumerou.

Wander citou outras lideranças do PCdoB que se dedicam à causa da Igualdade Racial, como a deputada estadual Leci Brandão e o ex-ministro Orlando Silva, que assumirá uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo com a ida do vereador Netinho para a secretaria recém-criada.

Ainda segundo Wander, faz parte do planejamento inicial do PCdoB organizar encontros com setores organizados do movimento negro em São Paulo para começar a gestar um projeto a ser encaminhado à Câmara Municipal logo no início da legislatura.

De São Paulo, 
Railídia Carvalho


http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=200167&id_secao=39

Nenhum comentário:

Postar um comentário