segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ratinho Junior (PSC-PCdoB) e o tucano Fruet (PDT-PT) vão disputar o segundo turno em Curitiba




Ratinho Junior (PSC-PCdoB) e o  tucano Fruet (PDT-PT) vão disputar o segundo turno em Curitiba

Do Jornal  "golpista" O Globo

Contrariando as últimas pesquisas de intenções de voto e a sondagem de boca-de-urna, o candidato Gustavo Fruet (da coligação PDT/PT/PV) vai disputar o segundo turno das aleições à Prefeiruta de Curitiba. Fruet, que aparecia em terceiro em todas as sondagemns anteriores, alcançou 265.451 votos, ou 27,22%, e superou o atual prefeito da capital paranense, Luciano Ducci, que teve 26,7% dos votos, e vai enfrentar Ratinho Junior, do PSC, que obterve 332.408 votos, ou 34,09%.
Pesquisa de boca-de do Ibope, divulgada ontem logo depois do enceramento da votação, apontava que a disputa do segundo turno seria entre Ratinho Jr (PSC) e Ducci (PSB). O primeiro apaeceria com 34% dos votos, contra 29% de Ducci. A margem de erro é de 2%. Pelo Ibope, Gustavo Fruet tinha 24% dos votos.
A queda de Ducci, já no primeiro turno significa uma derrota do governador do estado, Beto Richa, que apoiava a candidatura do atual prefeito de Curitiba à reeleição. Pela pesquisa Data Folha de intenção de votos simulando um segundo turno na capital paranaense, divulgada no sábado, indicava que Ratinho Jr seria vencedor qualquer que fosse seu adversário: venceria Ducci por 50% a 38%, e Fruet por 47% a 42%.
Após a divulgação do resultado, Ratinho Jr comemorou o resultado e falou sobre o que espera do segundo turno.
— Essa foi talvez a disputa mais acirrada do Brasil, entre as capitais. Temos um projeto de mudança sem raiva, sem rancor. No segundo turno terei mais tempo na TV e teremos a oportunidade de apresentar e detalhar nosso plano de governo, de onde teremos recursos para por em prática nossas propostas, o que não pudemos fazer no primeiro turno — disse.
Gustavo Fruet criticou a metodologia das pesquisas de intenção de voto, mas fez um discurso conciliador.
— Hoje venho trazer uma palavra de pacificação e a partir de agora vamos começar a definir a estratégia para o segundo turno. Mais importante foi a resposta da população. Foi uma eleição emocionante, acho que ninguém poderia prever uma diferença tão pequena. Agora é um momento de pacificação, de respeito a todos os que participaram da eleição, vencedores e derrotados, de agradecimento e de serenidade — afirmou Fruet, acompanhado de Gleisi Hoffman, ministra-chefe da Casa Cilvil da Presidência da República, e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
A indefinição sobre o candidato que disputaria o segundo turno com Ratinho Jr durou até a apuração de 98% dos votos. Por volta das 18h40, o governador Beto Richa, principal apoiador da campanha de Luciano Ducci, eleito com ele vice-prefeito em 2008, reconheceu a derrota no twitter.
“Meus amigos, a grande lição da democracia é respeitar o resultado das urnas. Eu respeito”, tuitou.
Luciano Ducci distribui nota à imprensa agradecendo aos eleitores pelos votos que recebeu. “Muito obrigado a todos os curitibanos que acreditaram em minha candidatura (...) Lamento que os ataques contínuos às conquistas de Curitiba tenham afetado minha candidatura. Tenho orgulho da cidade onde moro com minha família e dos grandes avanços dos últimos anos. Parabéns aos candidatos que passam ao segundo turno. Que Curitiba continue sempre na frente é o meu desejo”, diz a nota.
Durante a votação de ontem em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrou a prisão de nove pessoas por boca de urna na manhã deste domingo em Curitiba. A Polícia Militar do Paraná divulgou que, até o meio-dia deste domingo, foram registradas em todo o Paraná 66 ocorrências de ilícitos eleitorais.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ratinho-jr-fruet-vao-disputar-2-turno-em-curitiba-6326817#ixzz28hpnzn2g

Nenhum comentário:

Postar um comentário