domingo, 28 de outubro de 2012

Para petistas e comunistas, PSDB pode sofrer derrota contundente


Para petistas e comunistas, PSDB pode sofrer derrota contundente

Do Site Vermelho

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse neste domingo (28) que as eleições municipais que se encerram com a realização do segundo turno  representam a maior derrota do PSDB em São Paulo.


"Em São Paulo, o PSDB está sofrendo a maior derrota nas eleições municipais da história do partido."

Mercadante citou além da capital as conquistas das prefeituras de Osasco, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santo André, além da possibilidade de vitória em Mauá.

Na capital, segundo o ministro, o candidato José Serra (PSDB) "sofre uma derrota política importante". "Um candidato que acabou de disputar a eleição [para a Presidência] por duas vezes, perder uma eleição para prefeito é uma derrota política importante", disse.

Para Mercadante, o resultado das eleições no Estado mostra "uma fadiga do eleitor com o PSDB".

A derrota de Serra é a maior sofrida pela oposição neste ano e é especialmente amarga para o tucano, que perdeu para Lula e Dilma as eleições presidenciais de 2002 e 2010. 

Na outra trincheira, fragorosamente derrotado, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), ao votar na manhã deste domingo (28) no colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, mesmo local onde vota o candidato do PSDB José Serra, fez declarações tentando salvar a própria pele. "O que está em jogo não é a avaliação da minha gestão, são os candidatos e seus compromissos com o futuro", disse. Mas é inegável que além da rejeição a Serra e seu neoliberalismo, pesa na derrota dos tucanos e do PSD a rejeição à gestão de Kassab à frente da Prefeitura.

Em face do naufrágio de seu padrinho político, o alcaide da maior cidade do país tentará um novo caminho político. Começa a lançar pontes para aderir ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

PCdoB


O secretário nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, declarou ao votar no Liceu Pasteur, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, que a direção nacional do Partido se pronunciará após a apuração dos votos e a divulgação oficial dos resultados. Mas assinalou que "tudo indica que o PSDB, partido que se tornou um foco do reacionarismo no País ao adotar como doutrina o neoliberalismo e o neoconservadorismo, sofre a sua derrota mais contundente”. A “vitória das forças progressistas está ao alcance da mão”, disse Reinaldo. 

O dirigente afirmou ainda que os órgãos deliberativos e executivos nacionais do PCdoB “acertaram em cheio quando indicaram a necessidade de concertar a aliança com o PT de Lula e Haddad e fortalecer as forças progressistas na capital paulistana”.

Para Reinaldo, a vitória de Haddad, se confirmada, “abrirá um novo ciclo político em São Paulo, o que terá marcante influência no quadro político nacional”. Ainda de acordo com o dirigente comunista, mesmo que o PSDB e o DEM ainda conservem alguns poucos nichos de poder em capitais menos importantes, o quadro eleitoral dá força aos partidos progressistas para avançarem na concretização de um programa de mudanças estruturais no País.

Da redação do Vermelho, com informações do 
UOL


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197498&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário