segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Santos e Partido Comunista discutem futuro da Colômbia

PCC

Santos e Partido Comunista discutem futuro da Colômbia


Em reunião com representantes do Comitê Executivo Central do Partido Comunista Colombianio, realizada na sexta-feira (31), no Palácio Nariño, o presidente Juan Manuel Santos declarou que está disposto a assegurar todas as garantias constitucionais e legais aos movimentos sociais e políticos de oposição e a dar instruções a seu gabinete para evitar a estigmatização dos protestos sociais, frente às mobilizações e ao processo de negociação que se inicia com as Farc.


 
Estiveram presentes no encontro o próprio presidente Santos, o secretário geral da Presidência, Juan Meza Zuleta, e o secretário privado, Juan Carlos Mira, por parte do governo. Por sua vez, pelo Partido Comunista Colombiano estavam Jaime Caycedo Turriago, secretário geral do Partido, a senadora Gloria Inés Ramírez e o diretor do Semanário Voz, Carlos Lozano, que manifestaram suas preocupações sobre diversos aspectos do momento político que vive o país, assim como suas demandas com relação às garantias que esperam do Estado para seu exercício político e o dos demais setores que apresentam suas discordâncias e dissidências com relação ao governo Santos.

Jaime Caycedo afirmou que a conversa foi “franca, direta e aberta. Tivemos a oportunidade de expressar ao presidente nossa inquietude pelas equivocadas investidas contra a Marcha Patriótica que surgiram tanto de seu ministro de Defesa, como do comandante das Forças Militares, as quais colocam em risco não apenas a sobrevivência do movimento mesmo, como a própria segurança dos que participamos dele ou mostram simpatia pode seu desenvolvimento”, ressaltou Caycedo.

No mesmo sentido, o dirigente comunista manifestou “ao senhor presidente a necessidade dos mecanismos de proteção dispostos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos que beneficiam os militantes do Partido Comunista sejam restabelecidos de forma imediata. Santos respondeu afirmativamente à solicitação.

O processo de paz com a insurgência armada

Outro assunto importante da reunião entre os dirigentes comunistas e o presidente tratou do processo de paz iniciado com as Farc. Caycedo disse que os "comunistas vemos com grande esperança esta etapa que se abre para o país, de acordo com o que os congressos do Partido traçaram para que os comunistas se envolvam na busca de uma paz negociada com justiça social. Reforçamos a necessidade de cercar este processo com todas as garantias para chegar a uma conclusão bem sucedida, como a grande maioria do povo colombiano".

Santos sugeriu que estes contatos com os comunistas continuem no futuro, de maneira que se possa canalizar de maneira direta as opiniões e inquietudes que surjam ao logo desta nova fase que vive a Colômbia. Por sua parte, os representantes comunistas manifestaram disposição ao diálogo construtivo e franco em busca de uma contribuição para melhorar as condições materiais e políticas de todo o povo colombiano.

Da Redação do Vermelho

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=192787&id_secao=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário