domingo, 9 de setembro de 2012

Paraná:IDOSOS SOFREM POR AGRESSÃO E ABANDONO



IDOSOS SOFREM POR AGRESSÃO E ABANDONO


. A cada dia aumentam as denúncias por agressão e abandono a idosos no Paraná. Afora o abandono familiar, não possuímos uma política pública nacional estruturada e sistêmica para corrigir as injustiças cometidas contra os nossos idosos. E mesmo com a conquista do Estatuto do Idoso, ainda são poucas as instituições que os defendem e o colocam em prática. E como o número de pessoas com mais de 65 anos cresce significativamente e, em 2020, será o dobro do que é hoje, o quadro é preocupante. E os dados e pesquisas produzidos por ongs que defendem os direitos dos idosos mostram e confirmam esta realidade. Vejam:

Total de situações relatadas pelas entidades no 
 Paraná no período de outubro de 2003 a maio de 2010: 22.000(vinte e duas mil situações), sendo 9.000 (nove mil) delas por denúncias.

TIPOS DE DENÚNCIAS MAIS COMUNS:

1)Agressões verbais, psicológicas, físicas e por uso de substâncias psicoativas - 36,5%; 

2)Negligência/Abandono - 27,5%;

3)Apropriação indébita - 16%; 

4)Abuso/desrespeito/discriminação - 6%; 

5)Cárcere privado - 6%; 

6)Vulnerabilidade sócioeconômica - 3%;

7)Ameaça de morte - 2,9%; 

8)Invasão de propriedade - 2,3%.

Um comentário:

  1. Olá amigo Carlos!!

    Enquanto não atentarmos ao fato de que a Educação tanto de valores (berço), como para a aquisição do conhecimento (escola), não estão efetivamente acontecendo, a particularização de Estatutos para grupos específicos têm eficácia zero, são soluções tópicas e a grande causa permanece lá, incólume, nossas crianças, notadamente nos últimos 20 anos, não estão sendo educadas para o respeito, limites e cidadania. Culpa de alguém? Sim, de todos...Mas especialmente dos governantes (de todos que estiveram no poder) e pais, que continuam se omitindo ou propondo ações alegóricas!!

    ResponderExcluir