quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Comunista baiana assume Secretaria Nacional de Juventude , órgão ligado à Presidência da República


Comunista baiana assume Secretaria Nacional de Juventude , órgão ligado à Presidência da República

 
Redação BAHIA TODO DIA | às 18h01

A Secretaria Nacional de Juventude, órgão ligado à Presidência da República, conta agora com uma baiana no cargo. Ângela Guimarães, que também é secretária de juventude da Unegro, conselheira nacional de juventude e dirigente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, assume o posto antes ocupado por Danilo Moreira, que decidiu desenvolver outras tarefas. Ela, por sua vez, se diz preparada para assumir o novo desafio.

"Para mim é uma responsabilidade muito grande, pois eu vou dar continuidade ao trabalho de uma pessoa que é um dos principais quadros na questão da juventude no Brasil. Estou muito feliz por ter a confiança do PCdoB para representá-lo neste espaço, que no nosso entendimento, é estratégico para desenvolver políticas para mais de 50 milhões de jovens entre 15 a 29 anos no país hoje", afirma Ângela.

Ao salientar que um dos principais desafios à frente da secretaria será trabalhar pela aprovação do Estatuto da Juventude e do Plano Nacional da Juventude, Ângela acredita, porém, que chega num momento de vitórias. "Em 2010, por exemplo, nós conseguimos aprovar um dos marcos legais da questão da juventude que é a PEC 65/2010 - uma luta de várias gerações para que a juventude fosse reconhecida como sujeito de direitos na Constituição", ressalta a comunista, salientando que um dos principais desafios à frente do posto será trabalhar pela a aprovação do Estatuto da Juventude e do Plano Nacional da Juventude.

Para ela, este segmento ganhou reconhecimento no governo Lula por conta da forte atuação dos movimentos nesta área. "A juventude representa 26% da população brasileira. Não é um segmento que pode ser desconsiderado. E a gente vem acumulando muitas vitórias. Antes de vir para a Secretaria Nacional da Juventude, eu participei das duas últimas gestões do Conselho Nacional da juventude, e o conselho em parceria com a secretaria impulsionou as políticas para a juventude no país", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário