quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Voto não ideológico será decisivo para reeleição de Chávez



Gráfico










Voto não ideológ
ico será decisivo para reeleição de ChávezO balanço de um mês da campanha do presidente Hugo Chávez e de um ano da corrida eleitoral feita por seu opositor, Henrique Capriles, revela que o presidente conta com 40% de voto duro, ou seja, de pessoas que em outras eleições também votaram em Chávez, ou nas opções vinculadas ao processo bolivariano. No total, Chávez tem 56% das intenções de votos, ante os 29% de Capriles.


Gis XXI
Distribuição do voto na Venezuela
As informações são da pesquisa realizada pelo Grupo de Investigação Social Século 21 (Gis XXI). O relatório, assinado pelo diretor Jesse Chacòn indica que os 16% restantes da intenção de voto a favor do mandatário são constituídos pelo chamado voto brando — em sua grande maioria novos eleitores e pessoas que em outros processos eleitorais não votaram. Já com relação a Capriles, 20% dos eleitores constituem o voto duro e 9%, o brando.

O quadro eleitoral é completado com 11% de indecisos e 4% dizem que não votarão. Embora componham um segmento importante, este grupo não será decisivo nas eleições, uma vez que mesmo com esses votos Capriles não venceria a contenda eleitoral.

Voto brando

O que deverá dar o tom da campanha de agora em diante será a busca da oposição pelos 16% de voto brando de Chávez. O chavismo tem o desafio de consolidar este segmento e atrair para si o voto dos indecisos para assegurar uma vitória contundente em 7 de outubro.

A pesquisa do grupo Gis XXI desmente o caráter decisivo comumente conferido aos eleitores indecisos. Contrariamente, o estudo ressalta como chave das eleições o comportamento dos setores brandos e a capacidade de ambas as candidaturas de seduzi-los ou ao menos impedir sua fuga.

“No caso do chavismo, trata-se fundamentalmente de renovar e ampliar o mandato coletivo, o que requer por uma parte esclarecer as apostas do futuro ou o aprofundamento das mudanças, e por outra expandir ou aprofundar uma narrativa sedutora e inclusiva de setores heterogêneos e com uma linguagem mais concreta e que atenda à segmentação do discurso”, diz o estudo.

O relatório indica ainda que “a candidatura da direita tem diante de si um imenso objetivo: ficar dentro do novo consenso político — por exemplo no que se refere aos direitos sociais, à soberania nacional, à integração latino-americana, à igualdade, à democracia protagonista, etc. — mas marcando alguma diferença substancial que permita colocar-se como ‘a alternativa’ a algo que deve ser mudado. Neste difícil equilíbrio entre não se distanciar muito de Chávez; mas defender que é necessário derrotá-lo nas urnas, a campanha opositora elegeu centrar-se nas diferenças estético-simbólicas e tratar de confundir o máximo possível a confrontação de propostas e modelos de país. Esta campanha se baseia, portanto, no uso intensivo e sofisticado do marketing político e na imagem. O que acontece é que está dirigida a uma sociedade que mudou muito nos últimos anos, que ganhou com a educação e amadurecimento político, que discute política e requer informação e batalha de ideias”, diz o texto.

Popularidade
Com relação à popularidade dos candidatos, a pesquisa indica que Chávez conta com a aprovação de 65% dos venezuelanos, ante 36% de Capriles. O presidente sul-americano tem 21% de rejeição, enquanto seu opositor amarga 38%.

A avaliação positiva do governo bolivariano de Hugo Chávez chega a 64% enquanto 20% a avalia como negativa. 14/5 a considera regular. 

Com relação ao aspecto econômico, 58% dos venezuelanos pensam que a situação econômica pessoal melhorou e 70% que vai melhorar. Da mesma maneira, 42% dos venezuelanos veem positivamente a situação política e 62% acha que ela vai melhorar no segundo ano.

Espera-se que entre 75 e 80% dos venezuelanos compareçam às urnas para eleger o próximo presidente que governará até 2018. A abstenção esperada é de 20 a 25%, o que situa a Venezuela entre os países da América Latina com a mais alta participação eleitoral.

Da Redação, 
Vanessa Silva


http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=191209&id_secao=7

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