quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PCdoB na TV: A estreia dos candidatos às prefeituras de capitais


PCdoB na TV: A estreia dos candidatos às prefeituras de capitais


Nesta quarta-feira (22) foi ao ar no rádio e na televisão os programas eleitorais do PCdoB das seis candidaturas para prefeituras de capitais: Manuela D’Àvila, em Porto Alegre; Ângela Albino, em Florianópolis; Isaura Lemos, em Goiânia; Inácio Arruda, em Fortaleza; Vanessa Graziottin, em Manaus; e Evandro Milhomem, em Macapá. Confira abaixo como foram as estreias do Partido na TV e o que disseram os candidatos comunistas.

Por Carla Santos


Porto Alegre

A candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Àvila, estreou em grande estilo. O programa focou a biografia da deputada federal mais votada do Brasil e a sua forte relação com a capital do Rio Grande do Sul. Quem abriu o programa foi a mãe de Manuela, Ana Lúcia D´Àvila. Ela contou como, desde muito pequena, viu a filha tornar-se uma defensora da igualdade, contra as injustiças sociais. 



Intelectuais e políticos, como os secretários de Infraestrutura do estado, Beto Albuquerque (PSB), e Turismo, Abgail Pereira (PCdoB), deram seu testemunho sobre Manuela. 

A coligação de Manuela envolve seis partidos (PCdoB, PSD, PSB, PSC e PHS) e tem o terceiro maior tempo de TV: 5 minutos e 50 segundos. O candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), tem 9 minutos e 13 segundos. O segundo maior tempo de TV ficou com o candidato do PT, Adão Villaverde: 6 minutos e 55 segundos.

Florianópolis

O programa de Ângela Albino falou da história de lutas da candidata à Prefeitura de Florianópolis. A comunista falou das dificuldades na infância, com o pai pedreiro e mãe costureira, e revelou ter passado tempos difíceis na juventude. "Casei cedo, com o primeiro namorado, e tive filhos ainda jovem", afirmou. "Saía de casa levando três mochilas: a minha da faculdade e as que os meninos levavam para a escolinha."



O programa da comunista ainda mostrou seu ingresso ao Poder Judiciário e sua ativa participação no movimento sindical. Ao final, o programa de Angela abordou a importância das mulheres em cargos públicos, citando a presidente Dilma Rousseff. 

A coligação Avança Florianópolis (PCdoB, PT, PR, PRB, PRP, PT do B) tem 7 minutos e 34 segundos. O candidato do PDT, César Souza Júnior, tem 10 minutos e 7 segundos.

Goiânia

Isaura Lemos (PCdoB), única candidata mulher à Prefeitura de Goiânia, focou o programa em sua vida de luta política. Fotos de Isaura ainda jovem, durante a ditadura militar, com as filhas e o marido Euler Ivo marcaram os primeiros segundos do programa. 



''É preciso estar nas ruas para fazer mudança com coragem. É com o exemplo de Dilma que quero ser eleita a primeira prefeita de Goiânia'', disse Isaura.

Isaura, sem coligação, tem um minuto e 47 segundos de tempo de TV. O maior tempo, 11 minutos e 32 segundos, é da coligação Goiânia Cidade Sustentável (PT, PMDB, PRB, PDT, PTN, PR, PSDC, PRTB e PSB), do candidato à reeleição, o prefeito Paulo Garcia (PT), seguido do candidato Jovair Arantes (PTB), que tem 8 minutos e 23 segundos.

Fortaleza

O candidato comunista à Prefeitura de Fortaleza, Inácio Arruda, lembrou sua trajetória ligada à luta pelo planejamento urbano e em defesa da habitação. Inácio foi um dos idealizadores do Estatuto da Cidade, que completou 10 anos em 2011. 



Sem coligação, Inácio tem um minuto e meio de tempo de TV. Elmano de Freitas (PT), da coligação Pra Cuidar das Pessoas (PT/PT do B/PSC/PR/PV/PTN), candidato da atual prefeita Luizianne Lins, tem 6 minutos e 55 segundos. Moroni Torgan (DEM), sem coligação, tem um minuto e 56 segundos. O maior tempo de TV é do candidato do PSB, Roberto Cláudio, com a coligação Para Renovar Fortaleza (PSB/PRP/PTC/PMN/PHS/PSDC/PSL/PMDB/PTB/PP/PRB/PSD), com 10 minutos e 12 segundos na TV.

Manaus

O programa da candidata comunista à Prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin, foi elogiado pela mídia local: 

“Quem acompanhou as postagens dos vídeos da candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) não se surpreendeu com a qualidade do material que foi ao ar hoje à tarde. Vanessa falou de propostas na área da saúde, massificou a presença da mulher na política, o apoio do Governo Federal, a continuidade e a expansão de um dos programas mais bem avaliados da Prefeitura de Manaus que é a ‘Carreta da Mulher’ e apareceu com alto astral, otimista e semblante leve”, avaliou o Portal do Holanda.

O portal também criticou a candidatura tucana: “Diferentemente de Artur Virgílio (PSDB), a equipe de produção de Vanessa acertou na escolha da jovem apresentadora. Dicção fluente, maquiagem e roupas leves e texto narrado no ritmo do tempo. Sintonia de 100% com as câmeras”.

Vanessa tem o maior tempo de TV: 12 minutos. O governador Omar Aziz (PSD), cujo governo detém 70% de aceitabilidade, apareceu de forma otimista e alegre, pedindo voto para Vanessa ao final de seu programa. 

O candidato tucano, Artur Neto (PSDB), da coligação O Futuro é Agora tem três minutos e 32 segundos de TV. Henrique Oliveira (PR) da coligação Manaus Pra Frente tem três minutos e 20 segundos.

Macapá

Na TV, o candidato comunista à Prefeitura de Macapá, Evandro Milhomem (PCdoB), falou de sua paixão pela cidade: “Quem ama Macapá cuida da nossa cidade. Quem ama Macapá respeita o nosso povo, valoriza nossa gente, nossas raízes, nossos costumes”. 



Ele também mostrou coragem para enfrentar os desafios: “Conheço os problemas da nossa cidade e sei como resolvê-los”; “quero colocar minha experiência a serviço do povo. Portanto, estou preparado para ser o prefeito da nossa Macapá”.

Milhomem lidera a coligação Macapá que queremos (PCdoB/PRB), com um programa de dois minutos e 31 segundos na TV. O candidato à reeleição, Roberto Góes (PDT), tem 11 minutos. Já a candidata do governador, Camilo Capiberibe (PSB), é Cristina Almeida, do mesmo partido, que tem seis minutos de TV.

Até o encerramento desta edição, o programa de Vanessa Grazziotin ainda não estava disponível na internet.

-Matéria modificada dia 22 às 20h02

Leia mais:
-Haddad: “Prefeitura não soube acompanhar o crescimento do Brasil”
-Patrus reafirma compromisso com o desenvolvimento social
-PCdoB no Amapá conclama militância pela candidatura de Milhomen
-Líderes nas pesquisas têm desvantagem no tempo de TV

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=191922&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário