quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fidel Castro: Os horrores que o Império nos oferece

 

 

Fidel Castro: Os horrores que o Império nos oferece


Um despacho da principal agência de notícias norte-americana, AP, datado de hoje em Monterrey, México, o explica com irrefutável clareza. Não é o primeiro, nem será sem dúvida o último, sobre uma realidade que joga por terra a montanha de mentiras com que os Estados Unidos pretendem justificar o destino inumano que reserva aos povos de Nossa América.
Por Fidel Castro


Que narra o despacho?

“Monterrey, México (AP) Quarenta e nove cadáveres decapitados e mutilados foram encontrados em um charco de sangue abandonados em uma estrada que liga o norte da metrópole mexicana de Monterrey com a fronteira dos Estados Unidos, no que parece ser o golpe mais recente de uma escalada da guerra de intimidação entre bandos de narcotraficantes.

“Os cadáveres de 43 homens e 6 mulheres foram encontrados às 4 horas da manhã do domingo, nas proximidades do povoado de San Juan, em uma estrada que não cobra pedágio e que conduz à cidade fronteriça de Reynosa. No arco de pedra que recebe os visitantes ao povoado alguém escreveu com aerosol a legenda ‘100% Zeta’.”

“O porta-voz de segurança do governo do estado nortista de Nuevo León, Jorge Domene, disse em coletiva de imprensa que junto aos corpos em decomposição foi encontrada uma ‘narcomanta’, na qual o grupo dos Zetas se atribuiu a matança.

“Os corpos poderiam estar até 48 horas sem vida, pelo que as autoridades creem que não foram assassinados no lugar. ‘Nenhum tem cabeça e foram mutilados de suas extremidades inferiores e superiores, o que complica a identificação’, disse o funcionário.”

“O procurador do estado, Adrián de la Garza, disse que não existe denúncia de desaparecidos nos últimos días, pelo que poderia tratar-se de gente de outros estados mexicanos ou inclusive imigrantes centro-americanos que buscavam dirigir-se aos Estados Unidos.”

“Os Cartéis mexicanos da droga têm realizado uma guerra cada vez mais sangrenta para controlar as rotas de contrabando, assim como o mercado local de drogas e a extorsão, cujas vítimas incluem os imigrantes que buscam chegar aos Estados Unidos.

“No período que já transcorreu de maio, 18 corpos foram encontrados em uma zona turística próxima de Guadalajara; 23 cadáveres apareceram decapitados ou pendurados em uma ponte na cidade fronteiriça de Novo Laredo, onde a violência entre os Cartéis tem crescido. Este ano apareceram corpos nos estados de Veracruz, Guerrero, Morelos, Jalisco, Tamaulipas y Nuevo León.”

“Afirmou que não existem pistas de que a nova onda de violência tenha relação com as eleições presidenciais que se realizarão em julho. ‘É a dinâmica da guerra entre Cartéis’, disse.”

Por sua parte, o portal de Internet BBC Mundo, informa que:
“As cenas de corpos decapitados e mutilados em Novo Leon, onde 49 corpos foram jogados na estrada este domingo, abalaram a muitos pela extrema barbárie exibida pelos assassinos. Inclusive no México, que depois de cinco anos de intensa guerra entre cartéis parecia ter visto tudo.”

Não poucos países de Nossa América são afetados por estos problemas.
Em nossa Pátria, os problemas que aqui são relatados não existem; será por isso que o império trata de rendê-la pela fome e a hostilidade? Meio século não foi suficiente, e duvido muito que o império disponha de outro meio século antes que, mais cedo do que se pensa, se afunde em sua lama fango.

Fidel Castro Ruz14 de maio de 2012
16h36

Fonte: CubadebateTradução: José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário