terça-feira, 12 de junho de 2012

Chávez oficializa candidatura com ato da militância na Venezuela




"CHÁVEZ, CORAÇÃO DA PÁTRIA" - ESPERANÇA DA AMÉRICALATINA!


Chávez oficializa candidatura com ato da militância na Venezuela

Postado por Aguilera no Bóia Quente em 6/12/2012 03:40:00 AM




AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, oficializou nesta segunda-feira a candidatura às eleições no país, em outubro, com um ato de militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), na capital Caracas. Chávez foi acompanhado de familiares e dirigentes do governo e de seu partido.

Vestido com uma boina vermelha e com um conjunto esportivo com as cores do país, Chávez desfilou em um caminhão aberto com a frase "Chávez, coração da pátria", do Palácio de Miraflores, sede do governo, até o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), onde assinou a inscrição da candidatura, no último dia de postulações.

Fernando Llano/Associated Press



Chávez mostra ata de inscrição nas eleições presidenciais da Venezuela, em que tenta seu terceiro mandato

O presidente elogiou o papel da comissão eleitoral, afirmando que "nunca na história venezuelana tivemos um árbitro eleitoral do tamanho, da transparência, da qualidade e de compromisso" como o atual. Ele mostrou o documento de inscrição para os militantes que o acompanharam na praça Caracas, no centro da capital.

"Venho aqui cumprir a lei e me comprometo a reconhecer ante a Venezuela e o mundo o resultado das eleições presidenciais", disse.

Chávez aproveitou a ocasião para mostrar sua proposta e dizer que representa "a maioria dos venezuelanos, a construção da pátria independente, livre e socialista". O presidente foi acompanhado de seu irmão, Adán Chávez, das filhas Rosa Virginia e Rosinés e de membros do gabinete, como o vice-presidente, Elías Jaua.

Leo Ramirez/France Presse



Presidente da Venezuela acena para militantes, em primeiro evento público em dois meses, nesta segunda

A inscrição eleitoral foi o primeiro ato público de Chávez desde 13 de abril, quando lembrou os 10 anos da tentativa de golpe de Estado de 2002. No período, o mandatário fez duas sessões de radioterapia em recuperação contra um câncer na região pélvica, o qual foi retirado em fevereiro, em Cuba.

CAPRILES

O candidato da oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, registrou neste domingo sua postulação às eleições no país, para enfrentar o atual mandatário Hugo Chávez, que tenta o terceiro mandato. O rival do presidente foi seguido por milhares de militantes em uma caminhada pela capital Caracas.

Capriles, 39, registrou a candidatura com roupas esportivas, após andar 10 km pela cidade, tentando fazer um contraste com o presidente, que se recupera de um câncer na região pélvica, retirado em uma cirurgia em fevereiro. "Em 7 de outubro vamos decidir não entre dois homens, mas entre duas formas diferentes de vida".

Em discurso, o rival de Chávez afirmou estar pronto para ser o presidente venezuelano. "Estou feliz por ter andado esses dez quilômetros de alegria, esperança, vida e fé. Eu desejo me tornar o presidente de todos os venezuelanos, tenho um compromisso com os venezuelanos. Não vou decepcioná-los"

Os militantes ocuparam as ruas com bandeiras e cantando o jingle do candidato. Algumas mulheres usaram camisetas com a frase "futura primeira-dama", uma brincadeira com Capriles, que é solteiro e recebeu diversas propostas de casamento durante a campanha.

As últimas pesquisas apontam vantagem de Chávez, mas com margens díspares, entre cinco e 36 pontos percentuais. O atual presidente tenta seu terceiro mandato, em que ficaria até 2019, completando 20 anos no poder pelo voto democrático.

Ariana Cubillos/Associated Press







--

Nenhum comentário:

Postar um comentário