quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eleição nos EUA :Romney reitera promessa de agilizar fim do regime socialista em Cuba


Eleição nos EUA :Romney reitera promessa de agilizar fim do regime socialista em Cuba


Washington, 18 mai (EFE).- O provável candidato presidencial republicano, Mitt Romney, reiterou nesta sexta-feira sua promessa de que se ganhar em novembro agilizará o fim do regime castrista em Cuba, ao comemorar o Dia da Independência da ilha, a ser lembrado no próximo domingo.
"Se for eleito presidente, o regime castrista não terá razão para duvidar de nosso inquebrantável compromisso com a causa (da liberdade). O regime sentirá todo o peso da determinação americana", disse Romney em comunicado emitido por sua campanha.
"A comunidade internacional saberá que o futuro de Cuba está nas mãos da liderança do movimento pró-democrático cubano... e juntos agilizaremos o dia em que o regime chegará a seu fim", prometeu Romney, ao mencionar pelo nome dissidentes como José Daniel Ferrer e Berta Soler.
Romney afirmou que sob a "tirania do regime castrista", o povo cubano não só esteve privado durante mais de 50 anos de liberdades básicas como a liberdade de culto, de imprensa e de expressão política, mas também o regime recorreu à "brutalidade e à violência para suprimir estes direitos".
O ex-governador de Massachusetts fez estas declarações em um momento em que tenta captar o apoio dos eleitores hispânicos e a Flórida, berço do exílio cubano anticastrista, é chave para esses esforços.
Ao felicitar o povo cubano pelo 110º aniversário de sua Independência, Romney citou o poeta e herói nacional da ilha, José Martí, para enfatizar que "a liberdade é a essência da vida".
"Essas palavras foram certas em Cuba há um século, e em breve o serão de novo mais uma vez", especificou. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário