sexta-feira, 11 de maio de 2012

Comunista Inácio Arruda lidera pesquisa Ibope para Prefeitura de Fortaleza



Portal Vermelho

O senador Inácio Arruda (PCdoB) lidera, com 26%, a preferência dos eleitores na disputa para a Prefeitura de Fortaleza, segunda a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (9). O ex-deputado federal do DEM Moroni Torgan tem 23% das menções, o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) tem 19% e Marcos Cals (PSDB) 15% das intenções de voto. Num universo de 504 eleitores pesquisados, a margem é de 4%, o que indicaria uma disputa acirrada entre os líderes da pesquisa.
Pesquisa do Ibope Inteligência realizada entre os dias 28 e 30 de abril indica a possibilidade de uma disputa bastante acirrada para a Prefeitura de Fortaleza. Os pré-candidatos com maior expressão neste momento, de acordo com a pesquisa, são Inácio Arruda e Moroni Torgan, seguidos de perto por Heitor Férrer e Marcos Cals.
Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados quatro cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para esta disputa. Na primeira simulação, em que foram apresentados os nomes de sete possíveis pré-candidatos, aparecem tecnicamente empatados o senador Inácio Arruda (PCdoB) com 26% das intenções de voto, Moroni Torgan (DEM) com 23% das menções e, no limite da margem de erro, Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente com 19% e 15% das intenções de voto. Renato Roseno (PSOL) tem 7% das menções, enquanto Elmano Freitas (PT), preferido da atual prefeita Luizianne Lins, e Roberto Cláudio (PSB) são citados por 1% dos eleitores de Fortaleza. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados e 3% se declaram indecisos.

Simulação de outros cenários

Em um segundo cenário testado, o pré-candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi substituído por Ferruccio Feitosa, do mesmo partido. Nesta simulação, o senador Inácio Arruda e o candidato do DEM, Moroni Torgan, aparecem tecnicamente empatados com 25% e 23% das intenções de voto, respectivamente. Em um segundo patamar estão Heitor Férrer, com 18%, e Marcos Cals, com 14% das menções. Renato Roseno é citado por 8% dos entrevistados, enquanto Elmano Freitas e Ferruccio Feitosa obtêm 2% das menções. Os eleitores que afirmam a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado e 2% ainda se declaram indecisos com relação ao seu voto.

Num terceiro cenário testado, o pré-candidato Elmano Freitas é substituído pelo deputado estadual Artur Bruno (PT). O candidato do PCdoB aparece empatado tecnicamente com o candidato do DEM, mas amplia para 5% sua diferença, com 27% e 22% das intenções de voto, respectivamente. Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm índices próximos de intenção de voto, com 16% e 14%, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 5% e Ferruccio Feitosa tem 2% das intenções de voto. O número de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto representam 5% do eleitorado, enquanto 2% ainda se declaram indecisos.

No quarto e último cenário testado nesta pesquisa, o pré-candidato Ferruccio Feitosa foi substituído por Roberto Cláudio. Neste cenário, Inácio e Moroni mais uma vez aparecem empatados tecnicamente, com 27% e 23% das intenções de voto dos eleitores de Fortaleza. Em seguida, Heitor Férrer e Marcos Cals obtêm 16% e 13% das menções, respectivamente. Renato Roseno é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno por 6% e Roberto Cláudio tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados, enquanto 2% declaram-se indecisos.

Espontânea

O Ibope Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, 60% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência. Moroni aparece com 6% das citações, seguido por Heitor Férrer e Marcos Cals, com 5% das menções cada um, e por Inácio Arruda, com 4%. A atual prefeita Luizianne Lins é citada por 3% dos entrevistados, assim como o candidato do PSOL, Renato Roseno. Os demais candidatos obtêm 1% ou menos das intenções de voto.

Influência de apoios

Os entrevistados foram questionados sobre a influência de apoio de algumas lideranças políticas na decisão do seu voto. Para 76% dos eleitores, o apoio do ex-presidente Lula aumentaria muito ou um pouco a vontade de votar em um candidato à prefeitura de Fortaleza. No caso da presidente Dilma, 69% declaram que seu apoio influenciaria muito ou um pouco na decisão de voto, enquanto 41% fazem esta afirmação em relação ao governador Cid Gomes e 44% quanto ao apoio do ex-deputado Ciro Gomes. O ex-senador Tasso Jereissati e o ex-governador Lucio Alcântara influenciariam positivamente a decisão de voto de 33% dos eleitores, enquanto a atual prefeita influencia positivamente a decisão de 18% dos eleitores.

Avaliação da administração municipal

A administração da prefeita Luizianne Lins é avaliada positivamente por cerca de 1/5 dos eleitores fortalezenses (20%, soma dos índices ótima ou boa), enquanto 32% classificam-na como regular e 48% como ruim ou péssima.

Já na pergunta de aprovação da administração, 2/3 dos eleitores (66%) desaprovam a forma como Luizianne vem administrando Fortaleza e 30% aprovam a sua gestão. Não confiam em Luizianne 66% dos entrevistados e 29% declaram confiar na prefeita.

Avaliação das administrações estadual e federal

A administração do governador Cid Gomes é avaliada de maneira positiva (ótima/ boa) por 44% dos eleitores, como regular por 42%, e de forma negativa por 12% (índice dos que avaliam como ruim ou péssima). Quando perguntados se aprovam o governo de Cid Gomes, 60% dos eleitores afirmam que apoiam o seu governo, contra 32% que afirmam não aprovar a administração. Os eleitores que confiam no Governador representam 56% do eleitorado e 36% não confiam.

A administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 7 em cada 10 entrevistados (73%), como regular por 21% e como ruim ou péssima por apenas 5% dos eleitores de Fortaleza. Entre os entrevistados, 88% aprovam a forma como a presidente administra o país, enquanto 10% desaprovam. Em relação à confiança, 85% dos fortalezenses confiam na presidente, enquanto 13% afirmam que não confiam.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0946 | 2012)

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de abril de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 504 eleitores.
Margem de erro: é de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pelo Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB – CE
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, sob protocolo nº CE-00001/2012.



Fonte: Ibope

http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=182834&id_secao=61

Nenhum comentário:

Postar um comentário