sábado, 5 de maio de 2012

Carta Capital denuncia Civita, um dos Murdoches brasileiros


Do Jornalismo B

4MAI
A revista Carta Capital fecha a semana colocando nas bancas uma edição que certamente dará o que falar entre a mídia independente e que provavelmente será, como costuma acontecer, ignorada pela mídia dominante no país. Quem está na capa é Roberto Civita, o “nosso Murdoch”, como bem coloca a manchete da revista.
Por maior importância jornalística que possa ter o trabalho desenvolvido pela Carta Capital, dificilmente as reportagens ali publicadas obtêm qualquer tipo de repercussão nos veículos da grande mídia. Exatamente o contrário do que acontece em casos semelhantes que envolvem apenas os conglomerados de comunicação: Folha, Estado, Abril e Globo alimentam uns aos outros com o jornalismo podre que recolhem sabe-se lá de onde, tal qual um grupo de abutres solidários entre si e despreocupados com o resto.
A Carta Capital, em sua capa, levanta um tema e uma comparação fundamental, já levantada antes em diversos blogs, inclusive AQUI no Jornalismo B: por que na Inglaterra o reino de Murdoch é investigado enquanto aqui no Brasil os desmandos e ilegalidades cometidos pelos grandes conglomerados de comunicação sempre ficam impunes?
Há uma grande conivência e harmonia entre grupos supostamente concorrentes. Cada um ocupa seu espaço, alguns com nichos de público diferenciados, e, sem ataques recíprocos, mantêm seu poderio e sua capacidade de evitar que novas iniciativas ganhem espaço. Mantêm também a coesão, ao menos parcial, entre seus discursos. Sua linha editorial varia pouco, assim como variam pouco seus anunciantes.
É importante – e, felizmente, parece inevitável – que a mídia independente se encarregue de, durante a próxima semana, repercutir ao máximo a capa da Carta Capital. Discutir a ética da atual mídia hegemônica é básico para passarmos a uma discussão a respeito do modelo de comunicação que alimenta esse tipo de jornalismo. Civita é apenas um dos Murdoches brasileiros. Temos uma dezena a desmascarar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário