segunda-feira, 30 de abril de 2012

O fantástico Charles Chaplin







Dia 16 de abril, é aniversário dele e faria 123 anos se estivesse vivo. O incrível artista que foi e será para sempre a melhor referência para a arte, em especial, o cinema. Charles Spencer Chaplin Jr. nasceu em Londres, Inglaterra, no final do século XIX, em 1889, pouco antes do Cinema, propriamente dito, surgir. Tornou-se um dos atores britânicos com um talento extremamente irreverente, cômico e que conquistou todos a partir de um simples personagem seu: vagabundo, pobre, sempre atrapalhado, inocente. Assim, conseguiu passar a sua forma de fazer comédia. Além de ator, foi diretor e roteirista de muitos filmes que tinham ele próprio como personagem. Foi dançarino, por isso sempre muito à vontade a fazer suas alegorias em cena, e também músico. Geralmente, ele mesmo financiava suas produções e na época do cinema mudo, isso requeria muita vontade, assim como continua sendo até hoje - pra variar. Seu personagem Carlitos ficou famosíssimo pela produção de "O Vagabundo". Chaplin fez em torno de 80 filmes, onde por volta de 1914, disparou lançando vários em praticamente todos os meses. Claro que eram filmes menores, bastante curtos, mas que passaram a conquistar o público. A partir de 1918 que, sim, os filmes passaram a ter uma duração maior, como "O Vagabundo", de 1921, possuia 6 rolos de filmes, enquanto os outros do começo da carreira eram em torno de 1/2, 1, 2 ou 3 rolos.

Tornou-se notável pelas produções como "Vida de Cachorro", "O Circo", "Luzes da Cidade", "Tempos Modernos", "O Grande Ditador" e de sua vasta e infinita filmografia. Esse último com uma ideia bastante crítica e irônica sobre a Segunda Guerra Mundial e o nazismo, bem como a exploração do trabalhador em "Tempos Modernos".

Foi o primeiro ator britânico a ser reconhecido pela indústria de cinema de Hollywood e, consequentemente, a receber muita grana. Mas no fim, o próprio país que dera abrigo, estava anos mais tarde, exilando-o. Vai aí as palavras de Charles:
"(...) Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido alvo de mentiras e propagandas por poderosos grupos reacionários que, por sua influência e com a ajuda da imprensa marrom, criaram um ambiente doentio no qual indivíduos de mente liberal possam ser apontados e perseguidos. Nestas condições, acho que é praticamente impossível continuar meu trabalho do ramo do cinema e, portanto, me desfiz de minha residência nos Estados Unidos".
No natal de 1977, Chaplin falece dormindo em decorrência de um derrame cerebral, na Suíça, com uma grande responsabilidade nas costas: o de ser o maior cineasta de todos os tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário