sexta-feira, 16 de março de 2012

George Clooney é preso em Washington após protesto contra crise humanitária no Sudão


Ator protestava em frente à embaixada do Sudão para alertar sobre situação no sul do país
Do R7, com agências internacionais
clooney, preso, 700Kevin Lamarque/Reuters
Clooney é levado pela polícia por desobediência civil
O astro de Hollywood George Clooney foi preso na manhã desta sexta-feira (16) em Washington, capital dos Estados Unidos, durante um protesto em frente à embaixada do Sudão.
De acordo com a rede de TV CNN, que mostrou imagens de Clooney entrando em uma viatura da polícia, o ator foi detido por “desobediência civil”.
Clooney e outros manifestantes acusavam o presidente do Sudão, Omar al Bashir, de provocar uma crise humanitária e de bloquear o envio de ajuda a uma região chamada Kordofan do Sul, que fica no sul do país e na fronteira com o Sudão do Sul.
Segundo a agência de notícias Associated Press, Clooney estava acompanhado de seu pai, Nick, e de um representante do Partido Democrata, Jim Moran. Todos foram presos porque não quiseram deixar a embaixada, sob acusação de ocuparem propriedade privada.
Antes de ser levado pela polícia, o ator declarou que, se algo não for feito nos próximos três ou quatro meses, “nós vamos assistir a um verdadeiro desastre humanitário”.
-Em primeiro lugar, precisamos que permitam a entrada de ajuda humanitária no Sudão antes que isto se torne a pior crise humanitária.
Além disso, Clooney afirmou que "o governo de Cartum deve parar de matar homens, mulheres e crianças inocentes".
Na quarta-feira (14), Clooney visitou o Senado dos EUA e disse que Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento".
O Sudão do Sul se tornou independente do Sudão em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil.
No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois no Kordofan do Sul e perto do Estado de Nilo Azul. Nessa região, o Sudão vem combatendo os insurgentes, que eram aliados dos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário