domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jornalista diz que quem tem excesso de carinho por cães tem carência sexual afetiva

(as opiniões que seguem não necessariamente são as  mesmas do Blog do Carlos Maia)

Por Lilian Regato Garrafa   (da Redação)
Um dos grandes males de alguns segmentos da imprensa atual tem sido o jornalismo antiético e irresponsável que privilegia a informação distorcida e maldosa em detrimento da verdade e do bom senso.
Numa matéria absolutamente inconsequente, Cacau Menezes, apresentador do Jornal do Almoço na RBS de Santa Catarina, fez declarações apelativas e absurdas em tom de “denúncia” como se alguns cães abandonados, esfomeados e maltratados que circulam pela praia Barra da Lagoa fossem criminosos que roubam os banhistas. Utilizando o termo ‘terror’ para se referir à situação, ele vilaniza os animais que já vivem à margem de condições e direitos, sem nenhuma  dignidade de vida, e chega ao ponto de afirmar que os cães “botam muita gente pra correr”. E em seguida fala hipocritamente em respeito aos cães e aos semelhantes.

Cães na praia são comparados a criminosos (Foto: Captada do vídeo/TV RBS)
E não para por aí. O nível de desinformação e sensacionalismo chegou ao extremo do ridículo e irresponsabilidade. Um “jornalismo” que insulta o telespectador, subestimando sua inteligência. O apresentador, dando como referência “pesquisadores lá de fora”, afirma que pessoas solteiras que criam cães possuem carência sexual. E complementa com a pérola de que pessoas solteiras ou casadas que têm o “péssimo” (sic) hábito de levar cachorros à praia praticam pouco ou nenhum sexo.
Lamentável que esse tipo de informação leviana, sem qualquer fundamento, que serve apenas para difundir o preconceito contra os animais e as pessoas que os acolhem, ainda seja veiculado por canais de mídia sem nenhuma preocupação com a ética e o sério alcance que esse entretenimento barato pode ter e das consequências que dele podem advir.
Existe uma grande luta de defensores e protetores de animais para acabar com o abandono, os maus-tratos e a discriminação, que ainda são grandes não só em nossa sociedade, mas em todo o mundo. Acabamos de presenciar um enorme movimento em todo o Brasil com dezenas de milhares de cidadãos unidos em nome da dignidade e do respeito pelos animais. Na contramão desse processo evolutivo, ainda há muita ignorância e falta de sensibilidade com o sofrimento real pelo qual esses animais passam. Cada um que se depare com esse tipo de preconceito tem o dever de se manifestar e mostrar que não somos receptáculos de lixo massificado a ser engolido com a acriticidade já prevista pela mídia.
A superpopulação de animais nas cidades é, sim, um grande problema, inclusive de saúde pública. No entanto os cães são apenas vítimas e não vilões nessa história. Os causadores são os próprios humanos que compram animais e os descartam com a mesma facilidade que trocam de biquíni para a nova estação. A falta de políticas públicas de controle de população, castração, campanhas de conscientização sérias também contribuem para que a desinformação e o descaso com os animais sejam difundidos. O que se espera da mídia é que propague a compaixão pelos seres vitimados pela negligência, e dos legisladores, leis que proíbam o comércio de animais e tenham rigor nas punições contra agressores.
A partir dos 2min13 de execução do vídeo até os 3min30 é possível comprovar as imbecis afirmações do apresentador:
VEJA O  VÍDEO:

http://www.anda.jor.br/05/02/2012/apresentador-de-telejornal-faz-afirmacoes-levianas-e-propaga-preconceito-contra-caes-e-tutores
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com   Carlos Maia

3 comentários:

  1. Por favor, não subestime a inteligência de seus leitores. Gaste seu tempo escrevendo sobre algo interessante e mais importante. Onde vivo há peixes, tartarugas, cachorros. Sim, no plural. Respeito-os. Mas pessoas merecem mais respeito. Respeite-nos, não escreva sobre "discriminação" de animais, sobre "compaixão pelos seres vitimados pela negligência". E a vida comprova: pessoas com deficiência afetiva apelam para cães. Você deve ser favorável a hotéis e hospitais para cães. E pessoas não têm moradia decente e lugar para tratar suas doenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O respeito tem de ser para todos os seres vivos. Não tem moradia para gente mas também não tem MInha Casa minha vida para animais, não tem SUS. Os homens são responsáveis por escolherem mal seus representantes, cobre sues direitos, mas animal não tem voz, ele sofre pela inconsequência do homem que faz todos sofrerem. Os corruptos são assassinos, pois roubam dinheiro da saúde, da educação, prejudicam. Não sei em canto nenhum o estudo psicológico que atestes esta carência, afinal para mim as mulheres que sofrem violêncoa doméstica são muito mais carentes do qe os defensores dos animais. Lembre-se que o homens, animais, plantas, minérios têm a mesma origem, para bom entendendor...

      Excluir
    2. Você que subestima , no mínimo desconhece nossa legislação. Não acho que pessoas merecem mais respeito ou menos, afinal toda forma de vida do planeta tem a mesma origem divina. Os animais sofrem devido a maldade e irresponsabilidade dos homens e idem os homens, idem a bom para todas as formas de vida.

      Excluir