terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Porto Alegre:A Comunista Manuela D’Ávila, Futura Prefeita


                                               Manuela d’Ávila

Manuela d’Ávila é deputada federal e jornalista formada pela PUC-RS. Iniciou sua trajetória no movimento estudantil em 1999, quando se filiou à União da Juventude Socialista (UJS). Dois anos depois, em 2001, ingressou na política partidária pelo Partido Comunista do Brasil (PcdoB). Foi conselheira do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (2003), presidente estadual (2005) e diretora nacional da UJS (2002) e a mais jovem vereadora eleita de Porto Alegre (2004).




Manuela também estudou Ciências Sociais na UFRGS. Participante ativa União da Juventude Socialista e da União Nacional dos Estudantes e militante comunista desde adolescente, foi eleita vereadora em Porto Alegre, em 2004, com 9.498 votos, tornando-se a vereadora mais jovem da história do município, aos vinte e três anos.

Leia também:

No Poder Legislativo da capital gaúcha, Manuela apresentou, entre outros, o Projeto de Lei 9.989/06, que garante aos estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino regular e aos jovens com até quinze anos o direito ao pagamento de meia-entrada em atividades culturais e esportivas e em cinemas.


Em 2006, Manuela d'Ávila candidatou-se à Câmara dos Deputados e, com 271.939 votos, tornou-se a deputada mais votada do Rio Grande do Sul.


Nas eleições municipais de 2008, disputou sua primeira eleição majoritária: foi candidata à prefeitura de Porto Alegre. Manuela teve 15,35% dos votos válidos - o que representa 121.232 votos - e ficou em terceiro lugar.



No ano de 2009, foi indicada por jornalistas ao Prêmio Congresso em Foco. Eleita pelos internautas, a deputada ganhou o Prêmio e foi reconhecida como a parlamentar que melhor representa a população na Câmara. No mesmo ano, foi vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara.


Em 2010, Manuela candidatou-se à reeleição para o cargo de deputada federal. Mais um recorde: com 482.590 votos (ou 8,06% dos votos) reelegeu-se como a candidata mais votada da história do RS e uma das mais votadas do Brasil. Ainda em 2010, a parlamentar foi novamente indicada ao Prêmio Congresso em Foco como uma das melhores parlamentares da Câmara.


Na Câmara dos Deputados, Manuela foi relatora da Lei dos Estágios; é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, faz parte da Frente Parlamentar do Esporte, da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. É relatora do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura.


Em pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Manuela foi apontada como parlamentar em ascensão na Câmara em 2008. Em 2011, foi indicada pelo DIAP como uma das "100 Cabeças do Congresso". Este ano, pela revista Época, Manuela foi apontada como uma das 40 personalidades com menos de 40 anos mais influentes do Brasil e como uma das 100 pessoas mais influentes do país. Desde julho de 2011, é vice-líder no governo no Congesso. Ainda em 2011, no Prêmio Congresso em Foco foi escolhida como melhor parlamentar e parlamentar de futuro por jornalistas e ficou em terceiro lugar na votação popular. Também em 2011, esteve em Washington para participar de um seminário organizado pela universidade de Harvard com os tomadores de decisão do futuro no Brasil (apontado como potência iminente) e foi apontada pelo jornal inglês The Independent como uma das principais líderes mundiais do futuro.


Dirigente municipal, estadual e nacional do PCdoB, Manuela tem um mandato dedicado ao desenvolvimento do país e reconhecido no Brasil e na América Latina pela defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores.



4 comentários:

  1. Preferia ela num tanque de lavar roupa! pleo menos teria alguma utilidade, já que de comunista ela não tem nada!O comunismo morreu, restaram os cadáveres como vocês!

    ResponderExcluir
  2. Os anonimos são uns frustrados que não tem mais a Azeda Cruzes Credo como uma opção valida pra nada. Manuela é o novo, Manuela representa a aposentadoria desses bocas alugadas que não são nada sem dinheiro roubado.

    ResponderExcluir
  3. manuela não seria nada sem o dinheiro dos esportes kkkkkkkkk

    Patricinhaa da PUC
    Nojenta

    ResponderExcluir