quarta-feira, 2 de junho de 2010


De impostômetros e sonegômetros

Neste dia 2 "nossa" grande mídia vai se fartar de abrir espaços nos jornais, revistas, rádio, TV, Web... para se colocar “ao lado” da população "indefesa" contra o “absurdo” dos impostos no país.

Abundarão imagens dos painéis espalhados pelas associações comerciais em todo país, que eles “carinhosamente” batizaram de impostômetro, para mostrar que “já atingimos os 500 bilhões de reais arrecadados com impostos.

Encherão a boca e farão boquinhas pra denunciar “a maior carga tributária do mundo”.

Reportagens sairão do forno ensinando os telespectadores o quando eles pagam de impostos.

Entrevistarão nossa “laboriosa” oposição que, franzindo a testa para expressar seriedade, “lamentarão” que “...se ao menos os impostos fossem bem utilizados..."

E não faltarão os mais conspícuos para a repetição da velha cantilena: "vejam a situação da saúúúdie, vejam a situação da educaçããão, vejam a situação da seguraaança...


Por outro lado certamente não veremos, nem leremos, nem ouviremos nada sobre o montante de impostos que boa parte do empresariado (entre eles, os barões da mídia) sonega anualmente.

Há um site [http://www.etco.org.br/sonegometro.php] que mostra o sonegômetro. Em tempo real, pode-se acompanhar a estimativa do desvio e o que poderia ser feito com esse montante. Poderiam, por exemplo, ser construídas, até este momento em que escrevo, 4.703.817 casas populares. Aumenta cerca de uma a cada segundo.

Preparem-se para as canalhices do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário