quarta-feira, 13 de maio de 2009


Reforma Política...


Tramita no Congresso Nacional, com chances de aprovação até outubro, lei que determina o fundo público de campanha e o voto em lista fechada para cargo legislativo.
Este tipo de voto, de lista fechada, é o mais adotado no mundo. Apenas Brasil e Finlândia usam a lista aberta, em que o eleitor vota no sujeito que faz parte de uma relação divulgada pelo partido ou coligação. Chama-se aberta porque é como se o eleitor tivesse uma lista à sua frente e pinçasse um nome lá de dentro na hora de votar

O voto proporcional de lista fechada é quando o eleitor escolhe apenas o partido em vez do candidato.
Antes das eleições, partido ou coligação realizam convenção e elaboram uma relação de seus candidatos em ordem de preferência. Se o partido/coligação obtiver voto suficiente para eleger um deputado ou vereador, este felizardo será o primeiro da lista. Se conseguir votos para fazer dois felizardos, os dois primeiros da relação serão eleitos. E assim por diante.
Existe a possibilidade teórica de a lista fechada reduzir o número de voto cacareco, aquele em que o eleitor vota num candidato famoso ou bonitão ou engraçado, folclórico, enfim. Esse sujeito às vezes ganha tanto voto que leva outros eleitos, com votação inexpressiva, juntos com ele e não há injustiça nisso, pois é a lei. Se alguém quiser eliminar essa situação derruba toda a lógica matemática do voto proporcional. É a regra do jogo. Quem entra sabe que isso pode acorrer. Como vocês viram, o candidato cacareco é muito usado para puxar votos. Ele aparece em toda eleição.
A partir dos debates internos, congressos, etc, o partido/coligação escolhe seus melhores quadros. Teoricamente, usar o cacareco não tem sentido, pois o voto não é na pessoa. Por isso, provavelmente os escolhidos serão membros mais dedicados à causa partidária, mais expressivos dentro da agremiação. É até possível reduzir também a infidelidade partidária.O que precisamos aqui é acabar com o voto personalista, aquele voto que vai prá pessoa, um idiota qualquer, que na verdade vai direto pro Partido que o acolhe...temos de explicítar , por trás de que está o nosso voto...quem vai se beneficiar com ele, qual Partido, quais ideais...e o VOTO EM LISTA FECHADA vem aí pra isso mesmo....Lula defende, os partidos de esquerda(PT,PCdoB) movimentos sociais , etc.... A patir daí, teremos de fato eleições mais sérias, o eleitor irá votar no Partido que tem
ver com o mundo que ele deseja...se está comprometido com a reforma Agrária, com os direitos dos trabalhadores, e pelos direitos sociais....ou seja, qual partido terá um projeto de nação, de soberania nacional e de defesa da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário